Os corpos de duas pessoas que morreram no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do bairro Galileia, em Manaus, foram deixados a céu aberto do lado de fora do necrotério neste domingo (26). A imagem da cena viralizou nas redes sociais.
De acordo com informações do G1, os corpos são de pessoas que morreram pela manhã e foram deixados na frente do necrotério. Familiares reclamam que cadáveres ficaram no sol por falta de preocupação dos funcionários.
“Estava um sol quente aí e deixaram lá mesmo. Eles deixaram dois corpos. O da minha mãe e o da sogra de outro rapaz que estava aqui. Não tinha nem ninguém aqui no necrotério. Não fica nem ninguém. Só tinha duas pessoas dentro e colocaram a minha mãe e a outra senhora lá fora. Só foram tirar depois que fomos reclamar. Parece que pensam ‘morreu, vamos colocar aí e pronto’”, disse Wilson Ribeiro.
Em nota, a direção do SPA Eliameme Rodrigues Mady informou que há uma demanda alta de pacientes com síndromes respiratórias na unidade e que os corpos na imagem logo seriam levados ao necrotério.
Com o aumento de casos de Covid-19, cidade teme um colapso no sistema funerário. O Sindicato das Empresas Funerárias do Estado do Amazonas (Sefeam) afirmou nesta segunda-feira (27) que os cemitérios têm estoque de urnas para mais dez dias, caso a quantidade de enterros permaneça alta.
O Amazonas já registra mais de 3,6 mil casos confirmados da doença, enquanto o número de mortes ultrapassa 304.