Vizinhos de uma funerária no bairro do Brooklyn, em Nova Iorque (EUA), ficaram chocados há alguns dias ao se depararem com 20 cadáveres empilhados na porta e no quintal do local, relata o The New York Post.
“As crianças que passam podem vê-los. Fiquei tão chateado que entrei e vi corpos em sacos, macas, sem cobertores. Eles não são refrigerados. Não sei se essas pessoas morreram de coronavírus ou não, mas se o fizeram, o vírus está circulando no ar”, reclama um vizinho, que mora a uma quadra da funerária “English Brother”.
Em resposta ao jornal, o proprietário da funerária, Frank Restivo, simplesmente disse: “Eu sei. Não temos mais espaço lá dentro”.
Ele explicou que, devido à incidência do covid-19, ele tinha 40 cadáveres embalados dentro das instalações, quando o normal é que não tenha mais de dois ou três ao mesmo tempo. Sem espaço suficiente, ele foi forçado a colocar o resto dos corpos no pátio lateral.
Devido ao colapso das funerárias, muitas pessoas optam pela cremação de seus parentes, o que também se tornou um problema. Restivo explica que os crematórios estão tão lotados que precisam de uma semana para concluir os pedidos. Durante este período, os corpos permanecem sem refrigeração.
Nova York é o estado dos EUA mais atingido pela pandemia, com mais de 14.000 mortes (10.899 na cidade de Nova York) e mais de 214.600 afetadas.