Já está disponível no portal Filmesquevoam o filme Cores e Botas com versão na Língua Brasileira de Sinais – Libras. Realizado em 2010 em São Paulo por Juliana Vicente, o curta de 15 minutos e 50 segundos trata da discriminação racial. A protagonista é uma menina negra, no final da década de 1980, que sonha em ser paquita no programa televisivo da Xuxa.
Com este, já são oito filmes infantis disponíveis em Libras no Canal Muito Especial, um espaço dedicado a produções audiovisuais para pessoas surdas e com deficiência auditiva. Toda a programação é gratuita e os realizadores são remunerados pela licença de suas obras. Filmesquevoam é patrocinado pela Fundação Telefônica/Vivo, que desde 1999 fomenta o acesso à educação de qualidade e ao conhecimento.
No ano passado, durante a 10ª. Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis – parceira de Filmesquevoam -, Cores e Botas ganhou o prêmio do Júri Popular e o de Aquisição TV Brasil. Também foi premiado no 16º. Festival Brasileiro de Cinema Universitário e em outros eventos como Curta Ourinhos, Carolina Film and Video Festival, International Family Film Festival, Boston International Film Festival e Festival Iberoamericano de Cortos – Imagenes Jovenes.
Links e Redes Sociais
Sinopse
Cores e Botas
Um sonho comum às meninas do final dos anos 80: ser paquita. Mas essa possibilidade, ainda que remota para todas as meninas, era extinta para Joana, uma menina negra.
Juliana Vicente, ficção, São Paulo, 2010, 15’50”
Assessoria de Comunicação: Dauro Veras – Jornalista – SC 00471 – JP
Cel.: (48) 9922 9700 | E-mails: [email protected] / [email protected] | Twitter: @dauroveras
Florianópolis, 01.11.2012