O Coral, o Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC — projetos musicais permanentes do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC — apresentam-se na terça-feira, 3 de julho, às 20h, no Auditório do EFI*, em um concerto de encerramento de suas atividades do semestre. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
O Madrigal e a Orquestra de Câmara trazem ao público seu repertório de músicas populares e eruditas, brasileiras e estrangeiras, trabalhadas durante o semestre. Já o repertório do Coral da UFSC será de músicas da Bossa Nova. No concerto, haverá momentos em que cada grupo apresenta o seu repertório individualmente e, momento em que dois grupos se apresentam em conjunto.
Coral da UFSC
O Coral da UFSC mantém as suas atividades desde 1963 com expressiva atuação no movimento coral catarinense e brasileiro, realizando um repertório voltado para a música nacional.
Tem como objetivo principal promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural da Universidade. Pretende também levar a seus coralistas conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto. Atualmente o Coral possui cerca de 45 componentes e é formado por alunos, docentes e técnico-administrativos da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa.
Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC
Criados em 2009, os projetos permanentes têm por objetivo fomentar e difundir a música vocal e instrumental, proporcionando aos músicos em potencial, que fazem parte dos cursos de graduação da Universidade, um espaço para desenvolverem seus potenciais artístico-musicais. Os projetos também visam divulgar a música erudita e popular, através de apresentações, e com isso incentivar a formação e a cultura local. Os alunos de graduação da UFSC que participam dos projetos podem contar com o auxílio de uma Bolsa Cultura.
Esses projetos são atividades permanentes do Departamento Artístico-Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e são coordenados pela regente Miriam Moritz.
Sobre a Regente
Miriam Moritz é natural de Florianópolis (SC), formou-se em música pela UDESC, em 1987; em 2003 finalizou seu curso de especialização em musicoterapia pela UNISUL; em 2014 concluiu o curso de mestrado pela UFSC com pesquisa sobre Música Brasileira. Antes de ingressar na UFSC, permaneceu por cinco anos na Europa, onde atuou como flautista em diversos locais de Portugal e Espanha. Aprovada em concurso público, é regente do Coral da UFSC desde 2004. Em 2012, ministrou curso de extensão sobre música brasileira para canto coral, em Paris. Além do Coral, do Madrigal e da Orquestra, coordena outros projetos como a Oficina de Cordas (viola e violino), em parceria com professor do Centro de Artes (Ceart) da Udesc.
Repertório
Orquestra
- Dos Gardenias – Isolina Carrillo. Arr: Lucas Madeira
- Encontro das Águas – Alegre Correa. Arr: Lucas Madeira
- Corta Jaca – Chiquinha Gonzaga. Arr: Lucas Madeira
- Samba do avião – Tom Jobim. Arr: Lucas Madeira
Madrigal
- Penny Lane – Arr: Bob Chilcott – Compositor: John Lennon e Paul McCartney
- Fina Estampa – Arr: Carlos Escande – Compositor: Chabuca Granda
- Elijah Rock – Arr: Moses Hogan
- Alfonsina Y el Mar – A. Ramirez e F. Luna. Arr: Hugo de La Veja
Coral
- Insensatez: Tom Jobim. Arr: Poty Fontenelle
- Este seu olhar: Tom Jobim. Arr: Islene Leite
- Água de Beber: Tom Jobim/Vinícius de Moraes. Arr: Rafael Vargas e Márcio Buzatto
Orquestra e Madrigal
- Ave Verum Corpus – Mozart
- Skyrim – Compositor: Jeremy Soule. Arr: Eduardo Conte e Guiherme Fuck
- Lamento Sertanejo – Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Arr: Lucas Madeira e Miriam Moritz
Serviço:
O quê: Concerto de encerramento do semestre do Coral, do Madrigal e da Orquestra de Câmara da UFSC.
Onde: Auditório do EFI*, na UFSC, bairro da Trindade, Florianópolis-SC.
Quando: 3 de julho de 2018, terça-feira, às 20 horas
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Contato: Auditório do EFI – 1ºandar. Fone: (48) 3721-4436 e 3721-4437 ou pelo e-mail [email protected] – Visite www.dac.ufsc.br
(*) O Espaço Físico Integrado 1 (EFI-1), é um prédio de seis andares, localizado no Campus Reitor João David Ferreira Lima (UFSC/Trindade), atrás do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), centro esse que dá acesso à entrada principal do EFI.
Paulo Marcos de Assis / Estagiário de Jornalismo / DAC / SeCArte / UFSC