Assunto: A atual conjuntura da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres
Movimentos em movimento: O que podemos fazer?
As Segundas Transtornadas, em parceria com a ADEH – Associação em Defesa dos Direitos Humanos com enfoque na Sexualidade e o Núcleo Margens da UFSC, convidam os diversos movimentos sociais da região de Florianópolis-SC para o próximo encontro das Segundas Transtornadas. Será no dia 1 de abril de 2013, às 18h, na sede da ADEH (Rua Trajano, 168 – 3º andar – Centro de Florianópolis).
Tal encontro tem o propósito de conversarmos sobre a atual conjuntura da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres com os diferentes setores dos movimentos sociais ligados aos Direitos Humanos. O cargo de coordenação é comissionado e, com a mudança de gestão municipal há cerca de três meses, foi concedido para Alana Grando Rauen pelo atual prefeito de Florianópolis.
No último dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, uma das atividades previstas na programação da Coordenadoria era uma marcha de mulheres pelo Centro. Cerca de cem mulheres ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus estavam presentes na marcha, a convite da coordenadora. Além disso, havia outros setores ligados às lutas das mulheres. Num certo momento, desmobilizaram o evento e agiram diretamente no sentido de romper com as reivindicações das manifestantes. Consideramos preocupante tal posicionamento.
A atual coordenadora em diferentes momentos nos quais se pronunciou não demonstrou os conhecimentos e a implicação política necessária para sua função. Um outro fator preocupante é que esta é membro da Igreja Universal do Reino de Deus e se posiciona enquanto tal dentro do espaço público. Ações como a de colocar no panfleto entregue no dia 8 de março de 2013 um convite para a Reuniões de mulheres da Igreja, e de segmentar com a marcha do dia 8 de Março que ocorria no centro da cidade diante das manifestações pela legalização do aborto, mostram a gravidade da situação da coordenção.
A laicidade do Estado brasileiro é uma luta histórica que nos dias de hoje ainda demanda muita força política para sua garantia. Temos um cenário nacional frágil que demanda um posicionamento político firme. Tendo em conta que a implementação das políticas públicas das mulheres, assim como o avanço na garantia de direitos das mulheres demanda um Estado Laico, e que esta causa toca a todos os setores da sociedade assim como os diferentes movimentos sociais, os convidamos para discutir a situação e se possível pensarmos em ações conjuntas.
O que: Segundas Transtornadas – Movimentos em movimento
Quando: 1 de abril de 2013
Horário: 18h as 21h
Local: Sede da ADEH – Rua Trajano, 168, 3º andar – Centro – Florianópolis – SC