O poder da comunicação se faz ainda mais latente no contexto eleitoral deste ano. No JTT-Manhã Com Dignidade, a jornalista Cristina Serra destaca que é necessário restabelecer a verdade, tudo precisa estar claro. “O leitor (a) precisa entender o jogo que está sendo jogado”.
Para Cristina, todos os veículos da grande mídia têm compromisso econômico com a pauta ultra-liberal, representada por Paulo Guedes e Jair Bolsonaro. Mas, não há como criticar questões relacionadas aos direitos humanos e não criticar aspectos econômicos.
Na entrevista, Cristina refletiu sobre o papel do jornalista neste contexto. Para ela, temos que enfrentar os problemas existentes e ter cuidado para não fortalecer a falsa simetria entre um candidato e outro.
“Os jornalistas devem fazer uma autocrítica do seu papel”, afirma Cristina diante da possibilidade do Ministro Alexandre de Moraes assumir nova atividade no TSE, para acompanhar os processos de verificação de informações. “Combater a indústria criminosa das fake news com os instrumentos normais de fiscalização é praticamente entregar ouro ao bandido”.
Nesta semana, duas decisões de ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concederam 184 inserções de direito de resposta ao candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, nas propagandas eleitorais de Jair Bolsonaro (PL) na TV. Cristina conta que nunca tinha visto número tão elevado, mas, entende que tal fato se dá pela quantidade de mentiras ditas por Jair Bolsonaro.
“Isto tudo impõe a nós jornalistas a necessidade de lucidez para enxergar o jogo que está sendo jogado e para não ser instrumento deste jogo”, conclui.
Para assistir à entrevista completa, acesse: