Contestado: “A mística e a religiosidade”

    Foto: Via Página: Escola de Educação e Organização Popular do Contestado.

    Aconteceu no sábado 06 de julho, no auditório da Escola Agrícola 25 de Maio, a 4ª Etapa da Escola de Educação e Organização Popular do Contestado, o tema estudado foi a: “A Mística e a Religiosidade No Contestado”.

    Os estudos e as reflexões aconteceram no período matutino, e foram coordenadas pelo Padre Doutor Gilberto Tomazi, popularmente conhecido como Giba, da Paróquia de Santa Cecilia.

    A tarde foi dedicada a apresentações culturais, as quais reforçaram que apesar de todos os esforços da elite regional em tentar exterminar a CULTURA CABOCLA, eles não conseguiram, pois a CULTURA E OS ENSINAMENTOS dos Redutos Santos seguem vivos, atualmente nos lutadores e lutadoras que são herdeiros/as dos Caboclos e Caboclas do Contestado.

    Foto: Via Página: Escola de Educação e Organização Popular do Contestado.

    Foram três ótimas apresentações culturais/religiosas:

    O arte educador Hélio, apesentou o monologo: Luta e Resistência no Contestado, baseado nos escritos de Romário Borelli. O Grupo Renascença Cabocla, realizou a Reza de Recomenda das Almas e estudantes e professores da Escola Agrícola 30 de Outubro, encerram as apresentações com uma peça teatral construída coletivamente por educandos e educadores da Escola.

    Concluímos a etapa com a certeza que a frase do Monge São João Maria: “Quem tem mói, quem não tem mói também. E no fim, todos ficam iguais”, continua sendo expiração e lema para a luta das organizações, sociais, religiosas, populares e sindicais da REGIÃO DO CONTESTADO.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.