A comissão organizadora da Residência Artística e de Pesquisa Paulo Gaiad 2024 esteve reunida na terça-feira, 23 de abril de 2024, com a banca de seleção do projeto para a definição dos cinco artistas que vão participar da Residência Artística e de Pesquisa no Acervo Artístico do artista Paulo Gaiad, na praia do Campeche, em Florianópolis.
Foram ao todo 23 inscrições, e a comissão formada por Jociele Lampert, Rosângela Cherem e Thays Tonin selecionou os artistas Bruna Granucci, Lucas Speranza, Marta Facco, Tauan Silva Gonzales e William da Silva para participar da residência entre os dias 2 e 30 de maio de 2024. Cada selecionado vai receber uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.000. Na suplência ficaram Clara Rovaris Bettiol, Júlia Pereira Steffen e Rodrigo Gonçalves.
De acordo com Nathalia Dov, que junto de Victoria Beatriz e Karine Abbati, coordena o projeto, os objetivos da residência artística são muitos. “Além de criar oportunidades para os artistas experimentarem, projetos como esse contribuem para o campo do conhecimento e circuito de arte contemporânea”, destaca.
Após a realização da Residência Artística e de Pesquisa no Acervo Artístico do artista Paulo Gaiad, os trabalhos desenvolvidos pelos artistas serão apresentados numa exposição na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis.
O projeto é realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.
Acervo Artístico Paulo Gaiad
Um dos únicos espaços culturais expositivos de artes visuais do Sul da Ilha de Santa Catarina, o Acervo Artístico Paulo Gaiad (AAPG) reúne mais de 700 obras do artista e uma coleção de artistas de renome nacional (como Tunga, Ricardo Basbaum, Guto Paz, Edith Derdyk, Artigas, entre outros). O Acervo foi reconstruído no antigo ateliê e último local de residência do artista, que faleceu em 2016.
#DesacatoPontodeCultura