Por
Imagine que você, uma jovem etíope, olhe ao redor e perceba que um terço das meninas de seu país não sabem ler nem escrever e sequer vão à escola. O que você faz? Se junta a outras quatro garotas da sua idade pra provar a força feminina, é claro!
Assim foi formada a “girl band” Yegna, que em arárico significa “nosso”. Formado em 2013, o grupo não é apenas um conjunto musical, elas também têm um talk show na rádio e um programa tipo radionovela, que é transmitido para mais de cinco milhões de pessoas na Etiópia. Destruidoras mesmo!
Assim como as britânicas Spice Girls no século passado, Teref Kassahun, Lemlem Haile Michael, Zebiba Girma, Eyerusalem Kelemework e Rahel Getu têm, cada uma, vidas e personalidades diferentes, que são exploradas nos programas de rádio.
“Muita gente nos escuta. Eu já recebi telefonemas de velhos amigos e professores dizendo que me ouviram no rádio”, contou Zebiba Girma, que interpreta Emuye na série, em entrevista à revista The African Report.
Apesar de gostarem do sucesso que fazem, as Yegnas afirmam que o objetivo é bem mais do que fama e dinheiro.
“Eu costumava ouvir muito sobre estupro e violência, mas eu apenas escutava e era isso. Agora eu me pergunto por que isso acontece e como nós podemos resolver isso. Yegna me fez perceber que eu deveria ver as coisas de modo diferente”, contou Rahel Getu, a Lemlem.
Eyerusalem Kelemwork, que dá vida à Sara, diz que ela já havia atuado antes, mas o que faz Yegna diferente é que ela já viu garotas com histórias semelhantes às de suas personagens. “Por isso, essas questões estão no meu coração – também são problemas nossos e é por isso que Yegna significa ‘nosso’. É mais do que um trabalho para mim. Conhecer as suas vidas e sentir o que elas sentem é a coisa mais importante”.
Incrível, né? No canal do YouTube delas, dá pra acompanhar os capítulos da série (infelizmente, apenas em amárico) e os clipes que elas já fizeram. Curta o som animado e empolgante de Yegna!
O sucesso das garotas tem sido tão grande que elas acabaram de protagonizar um filme, batizado com o nome do grupo. Muito sucesso a elas!