Congresso Internacional Freire e Vigotski: Carta de Florianópolis

    O Congresso Internacional Freire e Vigotski: Educação Pública Emancipatória ocorre em um tempo de enormes contradições e conflitos entre projetos societários e humanísticos distintos. O capitalismo como sistema político, social, econômico e anti ambiental tem por natureza a concentração da riqueza e do poder nas mãos de poucos, enquanto explora, expropria e retira a dignidade de milhões de pessoas.

    A educação, utilizada como instrumento de dominação, é reduzida à formação para o mercado, mercantilizando e precarizando a escola e a formação humana. Reproduz-se assim uma sociedade profundamente desigual, racista, machista, xenófoba e obscurantista. Mas não sem resistência! Milhares de pessoas em todo o globo constroem um projeto de mundo que valoriza as pessoas, o bem comum, a equidade, os recursos naturais em sua biodiversidade. Praticam a desconstrução do autoritarismo, do machismo, do sexismo, do racismo e de todas as formas de preconceito e violência.Para quem tem em Freire e Vigostki as referências de sua atuação, a educação tem o sentido de emancipar, libertar, voltar-se ao pleno desenvolvimento humano. Deve estar pautada na coletividade e na ciência orientada para o bem comum. A educação deve estar, assim como a vida de Freire e Vigostki, a serviço da construção de uma sociedade sem opressores e oprimidos.

    O Congresso Internacional faz homenagem ao centenário de nascimento de Paulo Freire – Patrono da Educação Brasileira – reconhecido em todo o mundo por sua obra que alia refinamento intelectual e compromisso popular, ao dialogar com os oprimidos e com os grandes pensadores da humanidade. Os ataques que sofre das elites econômicas e políticas no Brasil, evidencia a potência libertadora de sua vida e obra.

    Homenageamos igualmente Lev Semenovich Vigotski, psicólogo e educador soviético, nascido na Bielorrúsia há 125 anos. Seu trabalho abriu novas fronteiras à psicologia e à educação, fundando uma escola de pensamento incontornável às perspectivas críticas. Seu compromisso com uma educação e uma sociedade emancipadas, com a coletividade, com a autonomia e com o pleno desenvolvimento humano, revelam-se em sua vida e obra. A Teoria Histórico Cultural, que tem em Vigotski um dos principais autores, é reconhecida mundialmente de grande atualidade para pensar o humano em nosso tempo.

    Vigotski e Freire nos ensinam sobre a íntima articulação entre educação e sociedade. Que mudar a educação, exige, radicalmente, a mudança da sociedade e vice-versa. Se dedicaram a mostrar que precisamos de um mundo novo, pautado no bem viver e não no capital, para que a educação possa emergir emancipatória e libertadora. Os ataques, distorções e esquecimento que tentam lhes impor, assinalam a verdade de seu pensamento. A desqualificação aos educadores e professores no presente, indica a potência do novo que carregamos.

    O Congresso Internacional Freire e Vigostki: Educação Pública Emancipatória alcançou cerca de 9 mil inscritos de 30 diferentes países e de todos os estados brasileiros. Realizar este Congresso Internacional com base no pensamento freiriano e vigotskiano assinala o nosso compromisso com as lutas por emancipação. Não se pode calar diante de injustiças, da segregação social e do uso instrumental da educação para a opressão em qualquer ordem. Este Congresso Internacional não silenciou diante do desmonte da educação pública, gratuita e laica, diante da destruição dos direitos trabalhistas e das políticas sociais voltadas às mulheres, aos negros, aos indígenas, aos estudantes. Estamos nas ruas junto aos povos, nas escolas e universidades, nos campos, nas florestas, nas cidades e em suas periferias, trabalhando, educando, lutando e projetando outro mundo possível.

    Declaramos nesta carta que as escolas de pensamento de Freire e Vigotski estão vivas entre nós e assumimos o compromisso, nas sendas abertas por Freire e Vigostki, para caminharmos em direção:

    À Educação pública e emancipatória

    À popularização da ciência

    À formação plena das mulheres e homens

    A uma sociedade justa, igualitária e diversa

    À ecologia e à agroecologia

    Aos movimentos sociais, populares e sindicais

    Aos direitos humanos

    À valorização dos profissionais da educação, da arte e da cultura.

    Viva Paulo Freire!!! Viva Lev Vigotski!!!

    Viva a Educação Pública!!! Viva a Educação Emancipatória!!!

    Florianópolis-SC, 12 de novembro de 2021.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.