Por Clarissa Peixoto.
As atividades previstas para a Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora seguiram na tarde dessa quarta-feira (14) com duas mesas de debates para nortear a formulação de propostas que acontecem amanhã (15).
A primeira mesa da tarde tratou da efetivação da política nacional de saúde do trabalhador, com foco nos princípios da integralidade e intersetorialidade e também sobre o financiamento para a implantação da política de saúde do trabalhador nos municípios, estados e união.
Participaram desse debate a professora da UERJ, Fátima Sueli Neto Ribeiro; o assessor da coordenação geral do Ministério da Saúde, Roque Veiga; o promotor público do trabalho, Acir Alfredo Hack; o representante do Cerest Estadual, Antônio de Sá Pereira; a representante do Cerest Regional de Florianópolis, Lucila Fernandes More Petroski e o psicólogo Cleber de Paula.
As discussões giraram em torno do financiamento de setores governamentais responsáveis pela implementação da política de atenção à saúde do trabalhador, como os Cerests, além de reforçar a ideia de que não há construção da política de saúde do trabalhador se não houver a efetiva participação dos trabalhadores na sua formulação. Os debatedores também trouxeram para a discussão as dificuldades de investimentos na saúde, área que ainda carece de recursos para suprir a demanda nacional.
Participação e controle social nas ações de saúde do trabalhador
A segunda mesa da tarde teve como tema o fortalecimento da participação dos trabalhadores, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador.
Participaram da mesa Emílio Gennari, educador popular; Luciano Veras, diretor do Sindprevs/SC; João Carlos Figueira, presidente do Sintesc/SC; Simone Hagemann, diretora do SindSaúde/SC; Francisco Giuberto de Brito, coordenador da Cist Regional de Blumenau.
As intervenções destacaram os níveis de agravos emocionais e físicos nos quais os trabalhadores estão submetidos, a necessidade dos trabalhadores estarem inseridos na disputa pela aplicação de políticas de atenção à saúde do trabalhador e dificuldades ainda encontradas para fortalecer a participação dos trabalhadores no controle social.
A Etapa Macrorregional Grande Florianópolis da Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora acontece nos dias 14 e 15 de maio, no hotel Canto da Ilha, em Ponta das Canas, Florianópolis. A conferência estadual será realizada nos dias 26 e 27 de junho. A 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora ocorrerá em Brasília, entre os dias 13 e 15 de novembro.