As reuniões da Direção Nacional (DN) e do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) da Condsef, que aconteceram nos dias 18 e 19, referendaram um calendário de atividades para os próximos meses. Entidades de 19 estados (SC, MT, RJ, GO, MS, RS, PE, TO, SE, CE, MG, AM, RO, PA, PI, BA, PR, SP, PB) e o Distrito Federal participaram das reuniões. Entre as resoluções está a promoção de seminários para debater em profundidade temas como organização sindical e planos de saúde de autogestão. Essas atividades estão sem data definida, mas acontecem ainda este semestre. No bojo da discussão sobre planos de autogestão, o CDE também determinou uma consulta à assessoria jurídica da Condsef sobre o ingresso de uma Ação Civil Pública referente ao reajuste considerado abusivo proposto pela Geap.
Ainda no campo dos planos de autogestão, foi aprovada também a participação da Condsef e suas filiadas no processo eleitoral da Capesesp que vai acontecer em maio deste ano. Uma comissão já foi constituída para discutir o processo. No seminário sobre organização sindical a Condsef também debate as solicitações que vem recebendo de entidades interessadas em se filiar. O CDE deve tomar uma decisão a respeito desses pedidos após os debates que esse seminário vai possibilitar.
Encontros setoriais – Também neste semestre, a Condsef vai organizar e promover encontros com os setores de sua base. Os representantes dos departamentos devem ser convocados para esses encontros nos meses de abril e maio. Extraordinariamente, o encontro nacional dos servidores administrativos da AGU vai acontecer já neste próximo mês de março.
Para debater outras atividades unificadas com o conjunto dos federais, a Condsef e suas filiadas também participam da reunião ampliada do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef) nos dias 27 e 28 deste mês. O fórum deve seguir discutindo os eixos que serão priorizados na defesa dos servidores e serviços públicos ao longo deste ano. Ainda no calendário de atividades, a Condsef participa amanhã, 23, de uma reunião da Auditoria Cidadã da Dívida que acontece em Brasília, às 9 horas.
O CDE aprovou também a participação da Condsef em um ato nacional no dia 31 de março contra os ajustes fiscais e as tentativas insistentes de retirar direitos dos trabalhadores. Na pauta desse ato está a luta contra uma nova reforma da Previdência, pela suspensão do pagamento da dívida, pelo fim do superávit primário e outros componentes apontados por muitos especialistas como prejudicais e que travam o desenvolvimento social e econômico do país.
Fonte: Condsef