O Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) localizado no bairro São Pedro em Chapecó está em ameaça de ser demolido e construído em seu lugar uma escola direcionada a novos talentos. Porém, a comunidade, lideranças, professores e pais são contrários à destruição do espaço defendendo que necessita apenas de uma reforma. Sobre o tema conversamos com Edgar Souza, professor universitário de arquitetura, integrante da Setorial de Patrimônio e Antônio Clarival Silva, liderança comunitária.
O projeto arquitetônico do CAIC faz parte de um projeto nacional da década de 1995, previa a construção de 5 mil centros, mas, não foram construídos. Foram construídos cerca de 400, apenas. Ele foi projetado por João Figueiras Lima, um importante arquiteto do período modernista, seus projetos se voltavam para questões sociais. O CAIC de Chapecó foi projetado para garantir a permanência das crianças o dia inteiro no ambiente escolar ao invés de estar nas ruas.
Edgar afirma que uma manutenção desse espaço é necessária, até para ampliá-lo, no entanto, a edificação tem apenas 30 anos, não é preciso aumentar os gastos dos cofres públicos demolindo e reconstruindo um novo edifício.
Antônio Clarival, liderança comunitária, diz que o CAIC é importante para as crianças terem um lugar para ficar quando os pais estão trabalhando. Para pressionar o prefeito a não destruir o local, a comunidade organizou um abaixo-assinado.
Saiba mais, assista à entrevista no link abaixo: