Compositor, multi-instrumentista e integrante da companhia francesa de teatro Théâtre du Soleil, Jean-Jacques Lemêtre vem à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) entre os dias 12 e 14 de agosto para realizar uma oficina com o tema O Corpo Musical. O artista aproveitará a oportunidade para também apresentar uma palestra sobre sua trajetória no Théâtre du Soleil e sua carreira.
A oficina O Corpo Musical abordará as relações entre a música e o teatro a partir de conceitos como o “corpo melódico”, o “corpo harmônico” e o “corpo rítmico”. Esses princípios são utilizados pelos artistas do Théâtre du Soleil em seus trabalhos desenvolvidos. No curso que Jean-Jacques Lemêtre aplicará na Udesc, esses princípios se desdobrarão em exercícios corporais e vocais, realizados coletivamente e individualmente, provocando os participantes a descobrirem as possibilidades sonoras e musicais de seu corpo.
A oficina – gratuita e aberta ao público – será realizada nos dias 12, 13 e 14 de agosto, das 14h às 21h, no Espaço I do Centro de Artes (Ceart) da Udesc. Os interessados em participar deverão preencher a ficha de inscrição e enviá-la até o dia 7 de agosto para o email [email protected]. Ao todo, serão disponibilizadas 30 vagas para a oficina e o resultado com o nome dos participantes selecionados será divulgado no dia 8 de agosto no site da Udesc Ceart.
Já a palestra ocorrerá no dia 14, às 19h, no auditório do bloco amarelo, onde o músico falará de seu trabalho, de sua trajetória no Théâtre du Soleil, de seus processo de composição e de seu pensamento como artista. A palestra é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição.
O evento é realizado pelo Grupo de Pesquisa Poéticas Teatrais e pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) da Udesc, sob organização da doutorandaem Teatro Andréia Paris, em parceria com o SESC.
Sobre o Artista
Jean-Jacques Lemêtre é integrante do Théâtre du Soleil desde 1979. A partir de sua entrada na companhia, assinou todas as composições do grupo, sendo sempre o seu compositor e músico principal. Lemêtre é conhecido por criar centenas de instrumentos musicais e por executar inúmeros objetos sonoros. Detentor do Prêmio Molière na categoria “Música para Teatro”, também compôs trilhas para cinema, e trabalhou com diretores como David Lynch. Durante 20 anos, reuniu gravações de vozes em mais de 1800 línguas e dialetos e com o registro, compôs um grande poema sinfônico, “Babel”, cuja estreia mundial aconteceu no Canadá, em novembro de 2012. Atualmente, Lemêtre está realizando a composição musical da nova produção teatral do Ave Lola Espaço de Criação, de Curitiba, com direção de Ana Rosa Tezza, mestre pelo PPGT da Udesc.