Os ginastas Arthur Nory e Fellipe Arakawa, que aparecem em um vídeo (veja aqui) que circulou nas redes sociais nesta sexta-feira (15) fazendo comentários de cunho racista sobre o também ginasta Angelo Assumpção, afirmaram que tudo se tratava de uma “brincadeira” em uma tentativa de se desculpar pelo episódio.
Na peça, publicada no snapshot de Nory, ele e Arakawa fazem comparações entre as cores branca e preta, em alusão a Assumpção. “Seu celular funciona? É branco! Se não funciona? É preto! Saquinho de supermercado? É branco! O de lixo? É preto!”, dizem ambos em coro. Ao ver que o colega fica evidentemente contrariado, prosseguem: “Agora vamos dar um abraço nele, que ficou muito chateado. Amigo! Vamos dar um abraço no Angelo. Nós te amamos!”. “Isso é uma falsidade. Te amamos um caralho!”, rebate Assumpção. A postagem teria resultado na exclusão da conta de Nory do snapchat.
Em novo vídeo no qual buscam se desculpar, os atletas afirmam que “passaram dos limites” e dizem que tudo foi uma “brincadeira”. “Gostaríamos de pedir publicamente sinceras desculpas ao nosso amigo Angelo Assumpção. (…) Por favor, não entendam mal! A gente conversa com o Angelo normal. A gente está com o Angelo normal. A galera não consegue entender a brincadeira”, diz Nory no texto que acompanha o vídeo. O ginasta Henrique Flores também aparece no vídeo afirmando que “a brincadeira teve uma repercussão negativa”.
A seleção brasileira está em Portugal treinando para a etapa de Anadia da Copa do Mundo, que será realizada entre 21 e 24 de maio, e para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, que serão disputados em julho. Em nota, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) afirmou que vai investigar o vídeo. “A Confederação Brasileira de Ginástica deixa claro que repudia qualquer forma de racismo. A entidade irá apurar melhor a situação para entender o ocorrido, já que a Seleção de Ginástica Artística Masculina está treinando em Portugal”, diz o texto da nota.
Angelo Assumpção foi campeão na modalidade salto na última etapa da Copa do Mundo de Ginástica, disputada em São Paulo.
Foto: Reprodução Instagram
Fonte: Revista Fórum.