A Coluna Como Funciona a Sociedade do dia 30 de julho de 2021, apresenta o conceito de exploração capitalista. Onde diferenciamos a riqueza, o valor e o capital. Toda a produção humana é fruto do trabalho humano. No entanto, nos últimos 10 mil anos verificamos a expropriação dos trabalhadores dos seus meios de produção.
Assim, com o advento do capitalismo, alguns seres humanos ficaram livres em dois sentidos: livres dos meios de produção roubados pelas classes dominantes e livres para vender a única mercadoria que lhes sobrou, a força de trabalho.
Por tanto, a exploração no modo de produção capitalista ocorre quando os donos dos meios de produção compram a força de trabalho e a usam na indústria capitalista. Ao usar essa força de trabalho, ela cria mais valor do que ela mesmo custa, é daí que sai o lucro do empresário, do comerciante, do banqueiro ou do dono das terras. Esse mais-valor extraído da força de trabalho é a grande “mágica” da exploração capitalista.
Entender esse processo é a chave explicativa para demonstrar que é a classe trabalhadora que tudo cria e que portanto devia tudo administrar sob seus interesses. Para isso ocorrer, é necessário superar as relações especificamente capitalistas.
Apresentação: Ricardo Velho
Edição e Suporte: Claudia Baumgardt
JTTOeste: Claudia Baumgardt, Claudia Weinman e Julia Saggioratto.
Assista toda sexta-feira, JTT Oeste, 18h30, em Desacato. info e redes.