A Câmara de Meio Ambiente e Saneamento do Fórum da Cidade, em conjunto com o Cominter, Coletivo UC da Ilha, Instituto CarbonoBrasil, UFECO e Sala Verde, lançaram no dia 9 de novembro a seção catarinense do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e Desenvolvimento Sustentável.
Estabelecido em 7 de junho de 2011, o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável é uma coalizão formada por 163 organizações da sociedade civil brasileira contrárias ao PLC 30/2011 aprovado pela Câmara dos Deputados e agora em tramitação no Senado.
O lançamento foi na Assembléia Legislativa de SC, visando mobilizar e sensibilizar a população sobre a dilapidação da legislação nacional que atualmente protege as florestas e fomenta o desenvolvimento sustentável. Esteve presente o representante do Comitê gaúcho, José Romari Dutra da Fonseca, que falou sobre o trabalho realizado no estado vizinho.
O objetivo é mobilizar a sociedade catarinense para pressionar os deputados e senadores na votação do Código Florestal em defesa dos seguintes princípios:
1-Garantia efetiva da conservação e uso sustentável das florestas em todos os biomas brasileiros
2-Tratamento de forma diferenciada e digna dos agricultores familiares e populações tradicionais;
3-Garantia de recuperação florestal das áreas ilegalmente desmatadas;
4-Reconhecimento e valorização de quem promove o uso sustentável;
5-Controle público para evitar desastres ambientais e garantia de água de boa qualidade para as cidades;
6-Ação pública rigorosa pelo fim do desmatamento ilegal.
Mais informações: www.comiteflorestas.org.br & www.sosflorestas.com.br