A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis celebra nesta edição 20 anos de uma trajetória pioneira em valorizar o cinema nacional para a infância. Atua para o desenvolvimento e fortalecimento do audiovisual brasileiro e leva arte e alegria para milhares de crianças, exibindo filmes que refletem a diversidade cultural brasileira e do mundo. A abertura será neste sábado, 16h, com o show Zoró Zureta, de Zeca Baleiro e Banda.
O show Zoró Zureta reúne canções dos dois álbuns infantis do artista, Zoró (bichos esquisitos) e Zureta. No show, Baleiro apresenta pela primeira vez a música-tema de Tarsilinha, longa dirigido por Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, que terá exibição especial no evento, no dia 23 de outubro, às 16h. Inspirada na obra de Villa Lobos, a composição dialoga com a história do filme. Uma letra inspiradora e poética sobre as raízes e a arte do Brasil.
A frente do festival – uma das principais janelas de exibição de cinema para crianças reconhecido nacional e internacionalmente – está Luiza Lins, que criou a Mostra de Cinema Infantil em 2002, depois o Circuito de Cinema Infantil em 2012 (esse voltado exclusivamente para educadores) e, mais tarde, o Cineclube da Mostra em 2016. Todas as iniciativas têm como objetivo levar arte gratuita para crianças.
Uma criança que vê na tela a cinematografia do seu país e do mundo cresce com mais noção de cidadania, pertencimento e com mais noção de que o mundo é enorme e cheio de diferenças.
Em 19 edições, estima-se que a Mostra tenha levado cinema e alegrias para mais de mais de 1 milhão crianças de todas as idades e contextos sociais e exibido cerca de 1.200 filmes, entre curtas-metragens e longas-metragens que refletem a diversidade cultural brasileira e do mundo.
Link pra programação: https://www.mostradecinemainfantil.com.br/