Como faz todos os anos, a Comcap lançou um processo seletivo para admissão de funcionários temporários durante o veraneio. Um trabalhador haitiano, que imigrou recentemente ao país, possui visto de permanência e autorização para o trabalho, se inscreveu e foi aprovado em terceiro lugar. Depois de considerado apto pelo departamento médico da empresa, ele se apresentou com toda a documentação exigida para assinatura do contrato e inicio dos trabalhos. No entanto, a Comcap se negou a admitir o trabalhador pelo único fato de ele ser estrangeiro. Conforme as informações da empresa, apenas brasileiros poderiam trabalhar na Comcap.
No dia seguinte o trabalhador haitiano ajuizou Reclamação Trabalhista através da assessoria jurídica do Sintrasem para anular o critério discriminatório e reverter a decisão da empresa. Apesar do pedido liminar ter sido negado, o sindicato vai recorrer e continuar acompanhando o processo para garantir direitos iguais a todos os trabalhadores independentemente da nacionalidade.
O Sintrasem repudia a atitude discriminatória e xenófoba da diretoria da Comcap e se solidariza com os trabalhadores imigrantes de todas as origens!
—
Fonte: Sintrasem
ainda bem que temos mídia alternativa e honesta: senão, jamais saberíamos de tal crime. Pela contratação imediata do concursado, respeitando as leis brasileiras e denúncia pública do ato criminoso da Comcap