Com Sputnik V, Argentina tem maior número de pessoas vacinadas na América Latina

As primeiras 300 mil doses da Sputnik V chegaram no dia 24 de dezembro na Argentina – Casa Rosada

Por Fernanda Paixão.

A Argentina foi um dos primeiros países a iniciar a vacinação de sua população contra a covid-19 com a Sputnik V, vacina desenvolvida na Rússia. 107.542 mil trabalhadores da saúde já foram vacinados, segundo anúncio do governo argentino. O plano estratégico de vacinação começou a ser colocado em prática no dia 29 de dezembro, quando as 24 províncias do país sul-americano receberam doses da vacina proporcionais à população.

Além do contrato com o Fundo Soberano da Federação Russa, a Argentina tem contratos para vacinas contra a covid-19 com a Universidade de Oxford e com a aliança internacional Covax.

De acordo com o monitoramento do Our World in Data, o país sul-americano está entre as 30 nações que mais imunizaram sua população por milhão de habitantes.

Segundo o Registro Federal de Vacinação do país, foram registrados 1.088 casos de efeitos colaterais em todo o país, de nível moderado ou leve, dentro do esperado, entre eles: dor de cabeça, sonolência, dor muscular ou reação local leve, que duram menos de 24 horas.

O governo estima que 24 milhões de pessoas serão vacinadas, de acordo com o quadro estipulado, iniciando a vacinação pelos grupos prioritários do país. O primeiro grupo imunizado são os trabalhadores da saúde. Essa etapa está em andamento e, quando concluída, alcançará cerca de 763 mil pessoas.

A segunda e a terceira fase serão destinadas a idosos; a quarta, às Forças Armadas, demais forças de segurança e serviços penitenciários; a quinta, a pessoas com fatores de risco, como diabetes e doenças respiratórias; a seguinte, a profissionais da educação; e a última etapa imunizará populações estratégicas, como moradores de favelas, pessoas em situação de rua, povos originários, pessoas privadas de liberdade e migrantes.

Leia mais:

Bolsonaro é responsável por Manaus. Entidades organizam atos e panelaços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.