Com mensagens de “Bolsonaro 2022” e até ameaça de morte, hackers invadem apresentação acadêmica sobre indígenas

Ataque contra a apresentação virtual de pós-doutorado do professor Alvaro de Azevedo Gonzaga acontece justamente no Mês da Consciência Indígena; "Era um momento de celebração", lamentou o docente. Assista à exposição do trabalho

Por Ivan Longo.

Um grupo de hackers invadiu, na tarde desta terça-feira (27), a apresentação virtual de uma pesquisa de pós-doutorado feita pelo professor Alvaro de Azevedo Gonzaga, doutor e livre-docente em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

A pesquisa, intitulada “Decolonialismo Indígena”, foi realizada pelo professor junto ao Departamento de História da Universidade Federal da Grande Dourados, do Mato Grosso do Sul, e trata sobre história indígena e indigenismo.

Gonzaga estava falando sobre questões externas ao texto de sua pesquisa, como palestras que realizou, quando foi surpreendido pela invasão. Os hackers postaram, no estúdio virtual, mensagens como “Bolsonaro 2022” e uma série de xingamentos, como “bandidos comunistas”, e outras mais ameaçadoras, como “vou te matar”. Com o intuito de prejudicar a apresentação, os invasores ainda colocaram para tocar o áudio conhecido como “gemidão do zap”.

Descendente de indígenas Guarani Kaiowá, o professor contou a Fórum que ficou “nervoso e constrangido” com a invasão, ainda mais por ela ter se dado justamente no Mês da Consciência Indígena. Para o docente, o tema de sua apresentação, “seguramente”, foi a motivação para os ataques.

“Debater a questão indígena hoje em dia é muito difícil. E os povos originários têm dificuldades de debater esse tema de maneira civilizada com as pessoas, porque as pessoas têm uma série de mitos sobre os indígenas”, afirmou Gonzaga.

“Naturalmente isso [a questão indígena] incomoda pessoas que não têm afeição pelos povos originários (…) Era um momento de festa, de celebrar o Mês da Consciência Indígena, e aí sofremos esses atos”, atestou o professor.

Após a invasão, a apresentação foi retomada em um outro estúdio virtual, com transmissão pelo YouTube. Confira a íntegra da exposição do trabalho, que vai virar livro, aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.