O grupo de teatro Coletivo de Galochas realiza, nos dias 4 e 5 de março (sábado e domingo, às 14h e às 17h), o Ciclo Temático de Palestras do projeto Coluna Prestes: Encruzilhadas da Marcha da Esperança. O evento acontece na Biblioteca Mário de Andrade com entrada gratuita, intervalo (brunch) entre as mesas e tradução simultânea em Libras.
No sábado (4/3), a primeira mesa de debates, às 14h, traz a companhia Estudo de Cena com o tema Encenar a História: um exercício sobre o presente. Na sequência, às 17h, a historiadora e pesquisadora Anita Leocádia Prestes (filha de Olga Benário e Luís Carlos Prestes) é convidada do evento para falar sobre A Coluna Prestes: a história e suas falsificações.
Já no domingo (5/3), às 14h, a dramaturga Mônica Santana fala sobre Arquivo e Repertório: processo criativo em teatro político. E o professor e comunicador Jones Manoel encerra o ciclo, às 17h, com o tema Política em Armas: Coluna Prestes, violência e luta de classes na história brasileira. Em ambos os dias, o primeiro encontro faz parte do Ciclo I – Teatro e História: Procedimentos Criativos; e o segundo integra o Ciclo II – Coluna Prestes e o Brasil da década de 1920.
O projeto Coluna Prestes: Encruzilhadas da Marcha da Esperança foi contemplado na 39ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, ano 2022, da Secretaria Municipal de Cultura. Os Ciclos Temáticos de Palestras – sobre a prática e a fundamentação teórica do teatro historicista – são parte do processo de criação e montagem de um espetáculo inédito do Coletivo de Galochas, previsto para estrear em junho de 2023. O trabalho busca reconstruir cenicamente uma das passagens mais icônicas e importantes da história do Brasil do século XX, a marcha da Coluna Prestes, que marca o fim da república velha durante a década de 1920.
Serviço
Ciclo/Palestras: Coluna Prestes: Encruzilhadas da Marcha da Esperança
Duração de cada encontro: 1h30 – Intervalo com brunch, entre as ‘mesas’.
Tradução simultânea em Libras.
Gratuito. Classificação: 12 anos. Capacidade: 50 lugares.
Dia 4 de março – Sábado
14h – Cia. Estudo de Cena – Encenar a História: um exercício sobre o presente.
17h – Anita Leocádia Prestes – A Coluna Prestes: a história e suas falsificações.
Dia 5 de março – Domingo
14h – Mônica Santana – Arquivo e Repertório: processo criativo em teatro político.
17h – Jones Manoel – Política em Armas: Coluna Prestes, violência e luta de classes na história brasileira.
Local: Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94 – República. São Paulo/SP
Tel: (11) 3150-9453 | @BibliotecaMarioDeAndrade
Contatos – Coletivo de Galochas: https://www.coletivodegalochas.com.br
@coletivodegalochas | [email protected]