Coletivo cultural ‘QGcolab’ realiza 3ª edição de Sambarilove, em Xaxim

Arte: Ana Orlandin

Samba, gênero musical típico no Brasil, estará presente em mais um tradicional
“SAMBARILOVE”, organizado pelo QGCOLAB. O evento acontece no dia 10 de setembro, na Santa Sede, na Vila Diadema, em Xaxim, às 14h. Com o sentimento de reconhecimento às raízes do samba vindas dos batuques da cultura africana, trazidos pelos negros escravos para país, o coletivo busca fortalecer o gênero que comunica através da música, dança, percussão e movimentos do corpo, no oeste catarinense.

Estará presente no evento: os grupos Farofa Trio e Música Preta & Branca, Campina da
Cascavel com chopp gelado e cervejas especiais, caipirinha e drinks e a Honey Pie
Cupcackes com comidas deliciosas. O QGcolab também irá realizar sorteios, através da
divulgação nas plataformas digitais.

Este é o primeiro “sambarilove” presencial desde 2019. Além de sintonizar arte, música ecultura nas frequências do QGCOLAB, será realizada arrecadação de alimentos para doar a uma entidade social da região. Diante da pesquisa em Soberania e Segurança Pública de 2021, da Rede Brasileira qual aponta 4% a 10% da população em situação de insegurança alimentar grave em Santa Catarina, o coletivo compreende o papel social em apoiar famílias nesta situação.

Contexto histórico do samba

No Brasil, os ritmos do batuque aos poucos foram incorporando elementos de outros tipos de música, sobretudo no cenário do Rio de Janeiro do século XIX. Sendo que, segundo o historiador Marcos Napolitano, “entre 1916 e 1933, o samba deixou de ser uma música étnica, para integrar um modo de ser ancorado na modernidade e na centralidade urbana, sinônimo de um jeito carioca de ser. Dada a influência cultural e comercial da capital do país, o samba deixou de ser apenar carioca, para se tornar “brasileiro”, ‘nossa parte na sinfonia mundial.

Sendo que, de acordo com a pesquisadora Carolina Cunha, a palavra samba surgiu em 1838, na revista “O Carapuceiro”, em Pernambuco, então, ficou conhecida como estilo de dança no começo do século XX. O compositor Ernesto Joaquim dos Santos, que ficou conhecido como Donga, foi o primeiro autor de samba no país.

Em Santa Catarina, segundo a pesquisadora Cristiana Tramonte, o samba chegou pela
primeira vez na capital, Florianópolis. Com a vinda de marinheiros do Rio de Janeiro e do norte do país, foi fomentada a criação do samba a partir do contato com os habitantes dos morros. Os anos se passaram, o gênero continua vivo e se espalhou para diferentes regiões do estado, entre elas, a oeste.

Como participar

Para participar os interessados devem adquirir seus ingressos na plataforma Sympla:
https://www.sympla.com.br/evento/sambarilove-3-edicao-10-09/1698671.

LOTE 1 – R$20,00 + 1kg de Alimento

LOTE 2 – R$25,00 +1kg de Alimento

“A música e principalmente o samba tem papéis sociais muito importantes aqui no Brasil. Com esse evento, além de apoiar e valorizar artistas da região, queremos promover a uma ação que colocará comida na mesa de famílias que passam fome. Afinal, sem alimento a quem necessita, não tem como existir a alegria do samba.
Por isso convidamos a todos que gostam de um samba e de natureza para se juntarem a nós nesse evento lindo e nessa corrente do bem que estamos promovendo.” Enfatiza “Nego”, membro do coletivo e um dos organizadores do evento.

Mais informações nas redes sociais do coletivo:
Instagram.com/qgcolab

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.