Coletivo A Bolha integra programação da Tarde Social no CEU Palhoça

O evento será realizado no dia 1º de abril e faz parte da série de comemorações relacionadas ao aniversário do município

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) é um dos espaços culturais mais significativos em Palhoça. A estrutura conta com teatro/auditório, biblioteca, área de lazer, espaço para oficinas e aulas esportivas, quadra de esportes e pista de skate. É nesse ambiente que o coletivo A Bolha estará no sábado (1º). Trata-se do evento “Tarde Social no CEU”. A realização conta com programação vasta que envolve diversos artistas do município. Dessa forma, a festa contará com atividades multiculturais para todas as idades.

A “Tarde Social no CEU” faz parte das comemorações de 129 anos de emancipação de Palhoça, celebrados no dia 24 de abril. Para tanto, a realização é apoiada pelo poder público municipal. “Nós estamos entrando no mês de aniversário do nosso município, e programamos uma extensa agenda de eventos para todo o mês de abril, levando cultura, lazer e esporte para as nossas comunidades”, comenta o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

As atividades iniciam às 14h, com a demarcação da rua de lazer para crianças e a distribuição de cachorro-quente. Até às 19h, os visitantes encontrarão as atividades da Escolinha do Trânsito, onde a criançada tem a oportunidade de brincar na tradicional pistinha montada pela Guarda Municipal de Palhoça e, ao mesmo tempo, aprender os principais fundamentos do trânsito; vão receber orientações de saúde e podem ganhar roupas que estarão sendo doadas durante o evento.

Para o evento, A Bolha contribuirá com uma performance poética do escritor Willian Schütz, apresentada às 18h, além de atrações fixas, como o estande expositivo com obras da artista plástica Nicole Kirchner e a mostra “Lapsos”, com fotografias instantâneas tiradas por Arthur Paim. Além disso, outros integrantes do coletivo estarão no evento, distribuindo materiais institucionais.

Com todas as atividades gratuitas ao público em geral, o CEU fica na Rua Neri dos Santos, número 148, no bairro Jardim Coqueiros, em Palhoça. Informações complementares sobre o espaço podem ser conferidas no perfil @ceupalhoca no Instagram.

Programação do evento

O evento começa às 14h, com rua de lazer para crianças e distribuição de cachorros-quentes. Além das atrações físicas, uma programação extensa será realizada.

Às 14h30, alunos e professores da Fundação Municipal de Esporte e Cultural (Fmec) farão uma exibição de artes marciais.

O evento também terá música ao vivo. Isso porque, a partir das 15h, ocorrerá o show “Pagode do Marreta”.

Também tem espaço para as produções cinematográficas palhocenses. Nesse sentido, a produtora Werk Filmes fará uma Mostra de Cinema a partir das 16h30.

Para quem gosta de colocar o corpo em movimento, um aulão de zumba será a opção certa. A atividade ocorrerá às 17h. E a cultura hip-hop ganhará seu espaço às 17h30, com uma apresentação de break dance.

Na sequência, às 18h, o escritor Willian Schütz realizará uma performance poética. Também às 18h ocorrerá um debate sobre Direito e Prevenção para Mulheres.

Cinema e cultura indígena. Às 19h, esses dois elementos estarão em voga com a exibição do filme “Mbya’ Nhendu”.

Já às 19h30, o evento se encerra com uma apresentação teatral da peça “Ascensão e Queda das Lojas Tahan”. A performance será feita pelo Grupo Livre de Teatro.

Performance poética

Poesia e teatralidade. Esses são os elementos que norteiam o espetáculo montado pelo escritor palhocense Willian Schütz. A performance poética é resultado de uma série de experimentações feitas pelo escritor. Para isso, Willian se propõe a dar vida ao texto, enfatizando as rimas e interpretando narrativas e reflexões. Para a construção do espetáculo, Willian precisou se lembrar das aulas de teatro que fez na adolescência, recorreu às referências do cinema e escolheu a impostação vocal que treinou quando fez faculdade de jornalismo. O repertório é composto por poesias que estão no livro “Borrões de um retrato”, terceira obra do autor.

Obras de Nicole Kirchner

Formanda em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Nicole Kirchner faz diversas experimentações artísticas, transitando entre fotografia, teatro e cerâmica. No entanto, é nos traços e nas cores que ela se encontra: boa parte de sua obra é composta por desenhos e pinturas. As obras mais recentes de Kirchner apresentam retratos femininos surrealistas, ao passo que contam com uma rica mistura de elementos visuais.

Exposição ‘Lapsos’

A mostra itinerante conta com diversas fotografias instantâneas tiradas por Arthur Paim. Quando reunidas, as fotos ilustram um conjunto de reflexões sobre a efervescência da temporalidade urbana. A exposição já passou pelo evento “Borbullha Bruxólica”, realizado pelo A Bolha no último dia 11 de março, em parceria com a produtora florianopolitana Bruxa Verde Produções.

A Bolha

O coletivo A Bolha visa integrar diferentes artistas de Palhoça e região, furando bolhas sociais e impulsionando a visibilidade dos envolvidos. Para tanto, o grupo realiza gravações em estúdio, live sessions, eventos e proporciona assessoria de comunicação. Mais informações estão no perfil @abolhacoletivo no Instagram.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.