O colegiado da CNV reunido após o término da semana de trabalho em que foram definidos os conteúdos do relatório final. Da esquerda para a direita: Pedro Dallari, Paulo Sérgio Pinheiro, Rosa Cardoso, Maria Rita Kehl, José Carlos Dias e José Paulo Cavalcanti Filho. Arquivo CNV 31/10/2014. Foto: Fabrício Faria / ASCOM – CNV
Presidentes dos poderes legislativo e judiciário receberão o relatório no mesmo dia
Após 2 anos e sete meses de atividades, a Comissão Nacional da Verdade entregará seu relatório à presidenta Dilma Rousseff na próxima quarta-feira (10/12), Dia Mundial dos Direitos Humanos. A presidenta receberá em audiência no Palácio do Planalto, às 9h, os seis membros da Comissão: José Carlos Dias, José Paulo Cavalcanti Filho, Maria Rita Kehl, Paulo Sérgio Pinheiro, Pedro Dallari e Rosa Cardoso.
Instalada em maio de 2012, a CNV foi criada pela lei 12.528/2011 para apurar e esclarecer – indicando as circunstâncias, os locais e a autoria – as graves violações de direitos humanos praticadas entre 1946 e 1988 (o período entre as duas últimas constituições democráticas brasileiras), com o objetivo de efetivar o direito à memória e a verdade histórica e promover a reconciliação nacional.
No período da tarde, os membros da CNV entregarão o relatório aos presidentes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal.
O relatório será publicado no site da Comissão Nacional da Verdade também no dia 10 ( www.cnv.gov.br ) para acesso universal.
APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO A ENTIDADES DA SOCIEDADE BRASILEIRA – No mesmo dia, às 11h, no auditório do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília, a Comissão Nacional da Verdade apresentará o relatório à sociedade brasileira, representada por suas entidades de maior expressão.
A OAB está também convidando, a pedido da CNV, diversos atores fundamentais para que o país chegasse a este momento de revelação: vítimas da repressão, familiares de mortos e desaparecidos, comissões da verdade estaduais, municipais e institucionais, os comitês de memória, verdade e Justiça de todo o Brasil.
Por volta de 12h, após o ato de apresentação pública, os membros da CNV concederão entrevista coletiva no salão nobre da OAB.
O ato de apresentação do relatório e a entrevista coletiva serão transmitidos ao vivo no site da CNV: www.cnv.gov.br/aovivo
SERVIÇO
Entrega e apresentação do relatório final da CNV
O quê: Entrega do relatório da CNV à presidenta Dilma Rousseff
Local: Palácio do Planalto
Horário: 9h
O quê: Apresentação do relatório final da CNV à sociedade
Local: Auditório do Conselho Federal da OAB
Endereço: Setor de Autarquias Sul (Saus), Quadra 5, Bloco M – Lote 01 – Asa Sul, Brasília – DF
Horário: 11h
Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação
Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira
(61) 3313-7324 | [email protected]
Acompanhe a CNV nas redes sociais:
www.facebook.com/comissaonacionaldaverdade
www.twitter.com/CNV_Brasil
www.youtube.com/comissaodaverdade