
Redação com informações de Sputnik e informações por cortesía do Governo do México
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, indicou que, nos últimos dias, dois migrantes deportados aludiram a alegadas violações dos seus direitos humanos. Segundo a presidenta mexicana, as pessoas são originárias do México e da Guatemala.
Os eventos foram relatados pela Chancelaria do Estado às autoridades dos EUA. Da mesma forma, Sheinbaum negou que migrantes irregulares cheguem a solo mexicano algemados ou com qualquer item semelhante.
Outros aspectos importantes da conferência de imprensa foram:
O chefe da Agência de Transformação Digital e Telecomunicações, José Merino, explicou os detalhes da nova lei nacional para eliminar procedimentos burocráticos e corrupção.
A presidenta mexicana destacou a taxa de desemprego excepcionalmente baixa do país, com base em dados do Instituto Nacional de Estatística e Geografia (Inegi). Merino explicou que a Agência Espacial Mexicana se fundirá com a MexSat, para criar o Programa Espacial Mexicano.
Finalmente, Sheinbaum lamentou a queda do avião em Washington D.C e expressou solidariedade às famílias das vítimas. A presidente mexicana leu a carta que enviou ao Google contra a mudança nos mapas do nome do Golfo do México.