Redação
O JTT – A Manhã Com Dignidade entrevistou Clair Castilhos, a primeira vereadora titular da Câmara Municipal de Florianópolis, eleita em 1983. Em entrevista, a ex-vereadora contou um pouco sobre sua campanha eleitoral e seus dois mandatos.
“Foi uma campanha bem diferenciada das demais: eu tinha um comitê de 100 pessoas, todas voluntárias e de partidos distinto. A palavra de ordem era ‘Pela convocação de assembleia constituinte, precedida da queda do regime militar’”. Era final da ditadura militar e essa era uma luta central.
Com o slogan reforçava o lugar que ocupava de mulher e de oposição ao regime militar: é esta mulher da oposição!
Com muita criatividade e inserção na população, durante a campanha outro slogan fez sucesso: A gorda contra o regime da fome. Clair conta que as mulheres gordas se identificavam com ela, e outras pessoas reconheciam naquele slogan o duplo sentido, denunciando a fome no regime militar. Com passagens nos bairros e feiras populares denunciava a pobreza e os baixos salários.
Quando Clair assumiu o mandato, Florianópolis completava 256 anos e nenhuma mulher titular havia ocupado a Câmara de Vereadores até então. Rapidamente a mídia e os próprios parlamentares passaram a destinar todos os assuntos relacionados às mulheres para o mandato de Clair Castilhos, que havia um grande reconhecimento. Porém, quando perceberam que seu trabalho não se tratava somente disso, de atuar com os temas que dizem respeito exclusivamente às mulheres, passaram a perseguir Clair. A ex-vereadora conta que seu mandato foi fundamental na discussão do Plano Diretor que, à época, tentava aprovar a construção de prédios de 12 andares à beira da praia.
Quase 40 anos depois, na mesma cidade, alguns fatos permanecem os mesmos.
Assista a entrevista completa no vídeo abaixo: