O espetáculo Awá – Tecendo Fios de Ouro da Cia Quatro Ventos circula por vários espaços. Dia 5 de outubro estará no Centro Cultural Penha e no dia 11 de outubro, no Centro Cultural da Juventude. A agenda completa está no serviço. A dramaturgia é da baiana Onijasé. O projeto foi contemplado pelo 42ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo. Grátis!
Sinopse: Awá – Tecendo Fios de Ouro conta a história de Orisun e sua linhagem de mulheres negras da periferia, que com muita luta conseguiram manter o negócio familiar. Da arte de tecer ela tirou seu sustento e das três filhas. Herdou da mãe a sabedoria de saber fiar e do aprendizado de tecer, teceu fios e a vida. A família de Orisun era conhecida como poetisa dos tecidos, pessoas vinham de longe à procura da beleza e originalidade, mas o que os diferenciava era a energia que emanava e que passava aos que teciam e vestiam os tecidos. Orisun aprendeu a mágica ativação do axó e ensinou às filhas tudo que sabia, mas elas não ouviram seus ensinamentos e viviam brigando. Uma reviravolta na história, trouxe uma mensageira e um misterioso baú que mudou tudo para as irmãs Ehin Igi, Eka Ewe e Ododo. Elas foram desafiadas por causa de uma herança, e agora para recebê-la teriam que transformar simples objetos em ouro e em prosperidade para sua comunidade.
“Awá” significa “Nós” em Iorubá e este é um espetáculo sobre isso. Sobre você, sobre nós, o agora e o antes, o ancestral e o contemporâneo. Além do elenco de quatro mulheres, Emily Meirelles, Jessica Oliveira, Lua Porto e Luana Gonçalves, atrizes, periféricas, idealizadores, gestoras e a alma da Cia Quatro Ventos e seus 14 anos de existência, o espetáculo é composto por grande ficha técnica, com a dramaturgia de Onisajé conhecida dramaturga baiana com mais de cinco obras já escritas, direção de Giselda Perê contadora de histórias que criou o conhecido projeto Agbalá Conta, direção musical pela compositora, percussionista e cantora Girlei Miranda, entre outros nomes. “Mas afinal, como superar as discordâncias, diferenças e divergências, e transformar em precioso o que parece não ter valor nenhum? Ehin igi, Eka ewe e Ododo precisam responder essa pergunta para não perderem tudo e preservarem tudo que sua mãe Orisun construiu.” Isto é Awá – Tecendo Fios de Ouro!
A Cia Quatro Ventos é uma coletiva teatral cria de Cidade Tiradentes, território onde atuam, residem e desenvolvem seus principais projetos artísticos culturais. Atualmente a Cia é integrada por mulheridades com formação no campo das Artes Visuais, Letras e Pedagogia, juntas essas corporeidades já produziram espetáculos teatrais, contações de histórias, websérie, intervenções, mediação de leitura, oficinas artísticas, entre outras atividades culturais voltadas para o público infanto juvenil.
Para a criação dos trabalhos, pesquisam e abordam temas inerentes à diversidade cultural trazendo reflexão para o processo artístico favorecendo um aprofundamento nas infâncias, em especial, as periféricas, em uma perspectiva cultural afroindígena em confluir conhecimentos sustentáveis e na transmissão de afetos dentro para fora de nossos territórios ancestrais e contemporâneos, trabalhando de forma respeitosa e comprometida com o fortalecimento de identidades, no combate ao racismo e para garantia direitos das infâncias através da Arte Cultura e Educação.
Com a força criativa feminina essas artistas, atuantes, educadoras, pesquisadoras, produtoras, entre elas uma mãe, se amparam para gerar processos cocriativos com o compromisso de fazer florescer e ecoar sobre importância de nos conectar, respeitar e equilibrar junto a natureza que habita em cada território, são princípios vitais de reorganização ancestral em comunidade que nos guiam.
Em 2025, a Cia Quatro Ventos celebrará 15 anos de existência, atuação e resiliência em seu território, surgiu em dezembro de 2010 a partir de um curso gratuito de teatro para jovens da comunidade realizado no Centro Cultural Arte em Construção, espaço que ocupou durante 10 anos promovendo coletivamente ações artísticas e culturais para a comunidade, bem como, atuando na gestão e na produção cultural, desenvolveu expertises dentro de grupos de trabalhos de arte educação, comunicação comunitária, administração e programação cultural, onde promoveu ações artísticas e culturais para a comunidade.
A Cia Quatro Ventos fundou em abril de 2015 a “Cooperativa de Artistas” com outras coletividades do bairro de Cidade Tiradentes. Impulsionando o desenvolvimento de nossos projetos em parceria com o poder público, bem como, oportunizar a garantia na manutenção do trabalho artístico de artistas, grupos e coletividades, tornando-se uma importante ferramenta de viabilização de projetos e de prestação de serviços artísticos e culturais na cidade de São Paulo.
Youtube: https://www.youtube.com/ciaquatroventos
Facebook: https://www.facebook.com/CiaQuatroVentos
Instagram: @ciaquatroventos
Ficha técnica
Dramaturgia – Onisajé
Direção Cênica – Giselda Perê
Atrizes – Emily Meirelles, Jessica Oliveira, Lua Porto e Luana Gonçalves
Direção Musical – Girlei Miranda
Músicos – Mica Matos (Multi-Instrumentista), Michele Mello (Violonista), Bárbara Magalhanis e Sandra Cavalcanti (Percursionistas)
Preparação Corporal – Janette Santiago
Preparação Vocal – Tâmara David
Criação De Bonecos – Silvana Marcondes com assistência de Pedro Coentro
Preparação na Animação de Bonecos – Evelyn Cristina e Janette Santiago
Cenografia e Figurino – Eliseu Ribeiro
Contrarregra – Trinity
Produção Audiovisual – Sigosom e Teo Ponciano
Participação Especial – Ellen Rio Branco (Odudua), Giselda Perê (Onisiro) e Thabata Wbalojá (Ancestral)
Designer – Nah S. Prado e Tchamis
Fotos e Vídeos – Melissa Flor
Criação de Luz – Fernando Alves
Operação de Luz – Renan Coelho
Técnicos de Som e Vídeo – Oba Airam e Laye
Produção Local – Thais Namai
Produção Executiva – Kauanda Rosa
Assessoria de Imprensa – Miriam Bemelmans
Serviço:
Espetáculo Awá – Tecendo Fios de Ouro
Cia Quatro Ventos
42ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo
Outubro
5 de outubro, sábado, às 16h – com Libras
Centro Cultural da Penha
Largo do Rosário, 20 – Penha de França, São Paulo – SP, 03634-020
11 de outubro, quarta-feira, às 10h e às 15h – Com Libras
Centro Cultural da Juventude
Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades, São Paulo – SP, 02721-200
25 de outubro, sexta-feira, às 15h – Com LIBRAS
Fábrica de Cultura de Brasilândia
Entrada 1: Av. General Penha Brasil, 2508 – Brasilândia | Entrada 2: Av. Inajar de Souza, 7001 – Jardim Centenário
Novembro
1 de novembro, sexta-feira, às 14h30
Teatro Arthur Azevedo
2 e 3 de novembro, sábado e domingo, às 16h
Teatro Arthur Azevedo
Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca, São Paulo – SP, 03115-020
349 lugares
8 de novembro, sexta-feira, às 14h e às 16h – Com Libras
Céu Barro Branco II
Rua Salvador Vigano, 100 – Conj. Hab. Barro Branco II, São Paulo – SP, 08473-605
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 minutos
Grátis!