Circo da Dona Bilica sopra velinhas em agosto

Há três anos surgia na Ilha da Magia um novo palco, um espaço sonhado e construído ao acalanto das ondas do mar da praia do Morro das Pedras. Este era e ainda é o cenário no qual o espaço cultural Circo da Dona Bilica nasceu e se desenvolve ao longo desse tempo. Alternativo, direcionado à prática cultural com uma programação artística diversificada, com espetáculos, shows musicais, exposições, festivais e oficinas, desde 2013, o local se mantém ao longo dos seus bem vividos três anos de vida, formando plateias críticas e fortalecendo as atividades artísticas de grupos locais, nacionais e até do exterior, tornando-se referência em qualidade e pluralidade artística.Atualmente, o espaço – que tem um teatro com 225 lugares – conta com o Restaurante Don Pepe, que oferece um cardápio variado da culinária mediterrânea, criado por chefs espanhóis. Para manter a autenticidade e a arte latentes, o restaurante recebe o projeto Shows no Deck, por onde passaram artistas como François Muleka, Thaïs Morell, Ana Paula da Silva, entre tantos outros que ainda passarão por lá.

Além desse projeto, a equipe do Circo idealiza e executa outros como o projeto social ‘A Escola Vai ao Circo’, em que crianças de escolas públicas assistem gratuitamente aos espetáculos em cartaz. A primeira Escola de Palhaços do Sul do Brasil também tem a assinatura do Circo da Dona Bilica, bem como as oficinas de acrobacias aéreas que acontecem ao longo da semana e o projeto Domingo no Circo. “Conseguimos crescer em estrutura e em consciência ao longo do tempo em que estamos à frente desse espaço cultural, sabemos que somos porta de entrada para vários grupos artísticos aqui em Florianópolis e vamos persistir nesse caminho”, celebra Vanderleia Will, co-fundadora do Circo ao lado do marido, Pepe Nuñez.

Dos grandes artistas nacionais e internacionais que já passaram pelo picadeiro do Circo, diversos deles fizeram questão de registrar as impressões que tiveram do espaço, no caderno de visitas. O Teatro Vagamundo, do Rio Grande do Sul, por exemplo, agradeceu o carinho com que foi recebido pela família Dona Bilica e reforçou que “esse fantástico espaço aberto a tantos grupos e artistas, já marcou a diferença para o Circo e para os palhaços do País, iniciativas como essa são necessárias e poderosas!”. Um dos mestres da palhaçaria, Ésio Magalhães agradeceu imensamente ao espaço e toda a equipe que o administra e disse que ficou muito satisfeito e feliz por compartilhar deste sonho materializado. “Pra mim foi uma aula de generosidade, luta, perseverança e muita, muita alegria”, reforçou.

A Família Circoloko, a Cia dos Pés, o palhaço Cavaco, a Caravana Tapioca, a Simone de Dordi, a Trip Teatro, o Fabian Clovis e vários outros artistas e grupos expressaram seus sentimentos de gratidão pelo Circo e parabenizaram o espaço dedicado às artes cênicas, criado com respeito e admiração por tal arte. “É ainda mais gratificante vermos na prática que o nosso trabalho está fomentando a cena de grupos de teatro e de palhaços no Brasil, precisamos ressignificar a importância desses espaços para o teatro brasileiro”, comenta Vanderleia.

Soprando as velinhas

O dia do aniversário será celebrado junto com o Dia dos Pais, 14 de agosto. Nessa data, a programação estará mais que especial: o bolo será cortado após o espetáculo ‘Dona Bilica e o Boi de Mamão’, às 17h. Para o mesmo dia, os pais que almoçarem no Circo, ganharão um ingresso para assistir ao encontro inusitado dos dois manezinhos mais queridos da Ilha, no espetáculo “Darci Visita a Dona Bilica”, que será no mesmo dia, às 20h e vai encerrar a comemoração oficial, com chave de ouro.

Vale lembrar, no entanto, que todo o mês de agosto está com a programação pra lá de afiada, afinal, não é sempre que se comemora três anos de vida de um espaço cultural. O picadeiro e o palco do Circo podem se preparar para receber: ‘As Deusas do Riso’, a cantora paraibana Socorro Lira com o show ‘Amazônia – Entre Águas e Desertos’, a estreia da peça ‘O Casamento’ com atuação de Lidiane Mandarina e direção de Vanderleia Will, show de Luiz Meira Acústico Trio, além do ‘Caldos e Causos’ e toda a programação do Circo que não para e visa sempre fomentar no público o desejo por mais cultura e mais acesso à arte.

SERVIÇO

O Que: Mês de comemoração ao Circo da Dona Bilica
Quando: agosto de 2016, sendo que a comemoração oficial será dia 14 de agosto
Onde: Circo da Dona Bilica – Rua Manoel Pedro Vieira, 609, Morro das pedras / Florianópolis (SC)
Entradas: variam conforme o espetáculo, consulte em www.circodonabilica.com.br

Fonte: Radio Campeche

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.