Cinema do CIC recebe mostra de filmes em homenagem ao Dia Mundial do Refugiado

    Para marcar o Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho, o Grupo de Apoio a Imigrantes e Refugiados em Florianópolis e região (GAIRF) realiza a mostra de cinema REFUGIADOS.DOC. Seis documentários abordam as histórias, a partir de diferentes perspectivas, de pessoas forçadas a abandonar seus países por causa de guerras, catástrofes naturais, perseguições e violações de direitos humanos. A abertura da mostra será no Cinema do CIC dia 26 de junho, às 20h, com a apresentação de quatro curtas-metragens brasileiros. Após a exibição dos filmes, haverá uma roda de conversa entre membros do GAIRF e o público. Toda a programação é gratuita. O evento, que ocorre nos dias 26 e 27 de junho, tem o apoio da Fundação Catarinense de Cultura.

    O documentário “Refugiados – A vida de Popole Misenga” retrata a história do judoca congolês que integrou a primeira equipe de refugiados a disputar os Jogos Olímpicos. Misenga chegou ao Brasil 2013 para participar de um campeonato de judô e viu na viagem a oportunidade de buscar um futuro melhor longe da República Democrática do Congo, onde conflitos armados deixaram cerca de 6 milhões de mortos nas últimas duas décadas. O filme é de Cavi Borges, também diretor de “Cidade de Deus – 10 Anos Depois”.

    Pensado e filmado junto com os moradores da Casa do Migrante, “Home Video” apresenta o olhar de imigrantes e refugiados sobre sua própria condição na cidade de São Paulo. A produção catarinense “Rekomanse” mostra o cotidiano de haitianos que vieram para Chapecó depois do terremoto de 2010. “Vidas Deslocadas” conta a história de Faez Abbas e Salha Nasser, casal de refugiados palestinos reassentados no Rio Grande do Sul.

    No dia 27,terça-feira, serão exibidas duas produções que integram a mostra “Olhares sobre o Refúgio” da ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), evento que está passando por cinco capitais brasileiras no mês de junho.

    “Bem-vindo ao Canadá”, curta metragem de 2016, apresenta a história do jovem refugiado sírio Mohammed Alsaleh. Depois de fugir da tortura e prisão do regime de Assad, Mohammed está reconstruindo sua vida no Canadá e ajudando os compatriotas recém-chegados.

    O longa-metragem “A Casa de Lucia”, dirigido pelo cineasta curitibano João Marcelo e por Lucia Luz, retrata a história de uma refugiada síria que vive no Brasil e faz uma viagem inesperada para reencontrar seus pais e irmãos no Kuwait. Os registros da viagem foram gravados pela própria Lucia, que também é a primeira refugiada a conseguir uma transferência entre sua faculdade de origem e uma Universidade Federal brasileira. O filme acaba de estrear em circuito nacional e será exibido pela primeira vez em Florianópolis.

    Refugiados no Brasil
    De acordo com dados do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE) atualmente vivem no Brasil cerca de dez mil pessoas reconhecidas como refugiadas, de diferentes nacionalidades, sendo a maioria proveniente da Síria, Colômbia e República Democrática do Congo.

    Sobre o GAIRF
    Criado em 2014 por iniciativa da Arquidiocese de Florianópolis, o Grupo de Apoio a Imigrantes e Refugiados em Florianópolis e região (GAIRF) reúne diversas instituições e membros da sociedade civil, entre os quais estão a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Pastoral do Migrante, tendo como objetivo integrar imigrantes e refugiados à sociedade brasileira. Acompanhe o grupo em: http://www.facebook.com/gairf e http://www.imigrafloripa.wordpress.com

    Serviço
    Mostra de Cinema REFUGIADOS.DOC
    Quando:
    segunda-feira (26) e terça-feira (27) às 20h
    Onde: Cinema do CIC, Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis
    Entrada Gratuita

    Programação

    Dia 26/6:
    “Refugiados – A vida de Popole Misenga” (dir. Cavi Borges)
    “Home Video” (dir. Lucas Rached)
    “Rekomanse” (dir. Ana Marinho, Beatriz Cerino, Caroline Figueiredo, Everson
    Chagas e Izabel Guzzon)
    “Vidas Deslocadas” (dir. João Marcelo)
    Duração da sessão: 1h

    Dia 27/6:
    “Bem-vindo ao Canadá” (dir. Adam Loften & Mary Fowles)
    “A Casa de Lucia” (dir. João Marcelo e Lucia Luz)
    Duração da sessão: 1h30

    Outras informações na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/258485401299910/?ti=cl

    flyerdivulgac?a?o (1).jpg

     

    Fonte: Imigra Floripa.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.