Cimi e Unila abrem inscrições para Curso de Extensão em Histórias e Culturas Indígenas

Em sua quinta edição, a iniciativa será realizada de 09 de novembro a 11 de dezembro na modalidade online. O curso é gratuito e as inscrições estão abertas até o dia 18 de outubro.

Imagem: Via CIMI.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e a Universidade da Integração Latino Americana (Unila) realizarão o Curso de Extensão em Histórias e Culturas Indígenas. A presente edição será online, gratuita e voltada especialmente para movimentos e pastorais sociais, estudantes das áreas de ciências humanas, professores e educadores. As inscrições estão abertas até o dia 18 de outubro.

Na sua quinta edição, devido a pandemia, o curso será na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os encontros síncronos ocorrerão de segunda a sexta entre às 18h30 às 20h30. Serão 60 vagas para cursistas. Os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição disponível abaixo até o dia 18 de outubro. A divulgação da primeira chamada acontecerá no dia 19 de outubro.  Entre os critérios de seleção está a vinculação do inscrito com movimentos e pastorais sociais, com a educação escolar, a atuação na área do direito ou na área indigenista. Não há obrigatoriedade de possuir titulação escolar ou acadêmica. Leia o edital de seleção de candidatos. 

A iniciativa busca formar multiplicadores para a abordagem das temáticas das culturas e histórias dos Povos Indígenas, visando a contribuir para a implementação qualificada da Lei 11.645 e na inserção desses agentes em seus contextos de atuação. A normativa do Governo Federal estabeleceu em 2008 a obrigatoriedade do estudo de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas públicas e privadas do país.

Cursistas da primeira edição realizada em 2016. Foto: Arquivo Cimi

Ao final do curso, como atividade complementar, é pedida a elaboração de um artigo sob a orientação dos (as) professores (as) do curso. A carga horária do curso é de 180h de duração distribuídas em 150 horas de aula online na modalidade ERE e 30 em trabalho individual com orientação, a ser entregue em 27 de fevereiro de 2021.

Entre os tópicos abordados no cronograma do curso, estão:

  • História e Resistência Indígena
  • Antropologia Indígena – marcos conceituais referentes à diversidade sociocultural
  • Terra, Território e Territorialidade e sua relação com práticas e saberes ambientais
  • Direitos Indígenas: legislação e mobilização política dos Povos Indígenas
  • Novas epistemologias indígenas / Os projetos de Bem viver como crítica radical ao capitalismo
  • Conjuntura Político Indigenista, espaços de controle social e protagonismo indígena;

O corpo docente do curso é formado pelos professores:

  • Prof. Dr. Clovis Antonio Brighenti – Professor de História das sociedades Indígenas e da América Latina
  • Prof. Dr. Saulo Ferreira Feitosa – Mestre em História, Doutor em Bioética e Professor do Curso de Medicina do Campus do Agreste da UFPE.
  • Profa. Dra. Rosane Freire Lacerda – Advogada, Mestre e Doutora em Direito e Professora do Curso de Medicina do Campus do Agreste da UFPE.
  • Profa. Mestre Marline Dassoler – Mestre em Ciências Farmacêuticas.
  • Prof. Graduado Cleber Buzatto – Filósofo e Secretário Adjunto do Conselho Indigenista Missionário (Cimi);
  • Prof. Dr. Cristhian Teófilo da Silva – Antropologia UNB
  • Luís Ventura Fernandez – Doutor em Ciências Políticas e da Administração e de Relações Internacionais, pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha– UCM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.