Um grupo de engenheiros, matemáticos e imunologistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) relatou através de uma análise científica dos casos de coronavírus no Brasil que falas do presidente Jair Bolsonaro, proferidas nas últimas semanas contra o isolamento social, podem ter contribuído com o aumento de infectados no país.
“Acreditamos que possa ser consequência de algum pronunciamento a respeito do relaxamento da quarentena proferido por alguma autoridade nacional entre os dias 24-26 de marc?o”, descrevem. O mesmo fenômeno foi visto diretamente no estado de Santa Catarina, que viu mais pessoas saírem às ruas nos últimos dias.
Pesquisadores mostram que, com o relaxamento do isolamento social no estado, houve um aumento significativo no número de casos confirmados a partir do dia 1º de abril, o que deve continuar nos próximos dias.
“Após o relaxamento do isolamento social, esse ‘achatamento’ desapareceu e a curva retomou uma tendência exponencial de crescimento”, alertam. A nova curva, concluem os cientistas, “está atingindo as características de países com altíssimo crescimento do numero de casos, como são a Itália ou os Estados Unidos, e mostrando também que, ainda dentro do nosso país, temos no estado algumas das cidades com maior aumento do numero de casos”.
A pesquisa completa está disponível no portal da UFSC.