A força e a resistência de uma companhia catarinense de Breaking que teve que se reinventar, assim como a grande maioria, para sobreviver neste período pandêmico. Um trabalho que trilhava por um caminho, que parecia certo, teve que ser refeito e adaptado para acontecer à distância. Um desafio que foi superado com determinação, união e amor à dança. “Conexões” terá sua última exibição neste domingo, 25 de julho, às 18h, no canal da Cia Garopaba Atitude no YouTube.
Antes, o território urbano era lugar expandido do movimento. Com o isolamento social o espaço retraiu as fronteiras permitidas de deslocamento, distâncias foram firmadas e a conexão passou a ser feita através da tela, enquadrando o corpo e sua expressividade como manifesto de sobrevivência e criação para transcender os limites e dificuldades do agora. O projeto “Conexão, Território e Resistência” nasceu da corporalidade possível e potente dos bailarinos interessados em elaborar a partir da natureza íntima e envolta como um estado de reconhecimento do tempo/espaço que se vive.
“Nos conectamos na investigação dos elementos da natureza, explorando diferentes territórios, levando a novas possibilidades de movimento. Nessa nova configuração a dança se relaciona com o vídeo. A harmonia destes dois traz o resultado do espetáculo, marcado pela dualidade dos ambientes público e privado, o virtual e o presencial, o respiro na natureza e a reclusão, a expansão e o contido, o corpo livre e o corpo restrito. Percepções reais em um território virtual, expressões e impressões de como o ser humano se adapta, se conecta e se percebe”, explica sobre a proposta Agna Muller, uma das diretoras da Cia Garopaba Atitude.
Outra característica do trabalho é o aspecto coletivo. Na etapa de finalização do espetáculo, a companhia promoveu ensaios abertos virtuais com a participação de artistas de quatro cidades catarinenses, que puderam colaborar com apontamentos e sugestões para o processo criativo.
De encontro em encontro, foi notável a evolução da performance, a criação da trilha sonora que mexe com os sentidos e costura gestos emoldurados entre quatro paredes e/ou a céu aberto. Também a precisão da edição do videodança, intercalado por trechos ao vivo com uma câmera que convida o espectador a entrar neste simulacro que transita entre os quatro elementos da natureza – água, ar, fogo e terra. É encantador a força que transpassa da tela e a noção de que somos todos e um.
O Projeto foi viabilizado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura.
SERVIÇO
Apresentações do Espetáculo Conexões
25/07 – Espetáculo Conexão – ao vivo pelo Youtube – canal Cia Garopaba Atitude – às 18h
Canal no Youtube: Cia Garopaba Atitude
Luciana de Moraes
jornalista e videógrafa
+55 (48) 9982-5750
A CASAA
insta: @acasaacom
face: @ acasaacom
www.acasaa.com
Leia mais:
“Unisul capitaliza em cima dos professores e estudantes”, diz professor demitido como retaliação