Sobre Mano Rick:
Nascido em 1997 em Pelotas (RS), Mano Rick desde cedo simpatizou com a música e a temática do rap. Iniciou sua carreira de maneira precoce, fazendo rimas pelo bairro influenciado pelos grupos locais, e gravando-as no toca-fitas que ganhou de seu pai. Subiu em um palco pela primeira vez em 2005 aos 8 anos de idade, em um evento da escola em que estudou. Desde então, passou a participar ativamente das atividades relacionadas a música no seu bairro.
Em 2007 o MC gravou sua primeira música em um estúdio, e com o grupo Consciência do Rap, se deu sua primeira participação em uma coletânea resultante do festival de música do COEP 2008, onde conquistaram o terceiro lugar. Em 2012 é lançada a coletânea Dunas Rap Vol. 1, com 3 faixas do rapper, dando início aos muitos trabalhos realizados pelo coletivo.
Veja mais: Debate #Eleições2020 – As candidaturas progressistas estão preparadas para a guerra no zapistão?
O amadurecimento artístico chegou 2013. Neste ano Rick lançou seu primeiro trabalho solo, o EP Fatos e Fatos, contendo seis faixas. Fatos e Fatos foi o trabalho responsável por projetar o rapper na cena musical do Rio Grande do Sul. Contemplado pelo Procultura Pelotas, em 2017 Rick lança seu primeiro disco, o álbum Do Dunas Pro Mundo, onde teve a oportunidade de apresentar um trabalho mais profissional. Uma obra construída com base em suas vivências na comunidade, e com a musicalidade mista, resultante da fusão dos beats com os instrumentos musicais.
O álbum passou a ganhar expansão de modo nacional com a passagem do rapper por São Paulo (SP), onde teve a oportunidade de apresentar o material para nomes como Rael, Kamau, DJ Kl Jay, Parteum, Nelson Triunfo, Max B.O, Srt. Paola, 5pra1, Luedji Luna e outros, além de disponibiliza-lo na “Gringos Records (SP)”, uma das lojas de venda de materiais físicos mais influentes da cena rap.
Atualmente o rapper trabalha como produtor musical/fonográfico e gestor no seu estúdio, representando o seu próprio selo, o @selo4passo; com isso, tem lançado singles e vídeos. O último vídeo foi o intitulado “Além do tecido”, junto de dois músicos angolanos (Stime e Marley). O videoclipe foi gravado simultaneamente no bairro Dunas (Brasil) e no bairro Grafanil (Angola) em uma parceria intercontinental. Em agosto o rapper lançou o single “Música pela arte” acompanhado de um interlúdio entoado pelo Dj Kl Jay dos Racionais MCs, e em setembro foi a vez do single “Chuva”.
Sobre o single “Chuva” (trabalho a ser divulgado):
“Chuva” é o novo single de Mano Rick. A letra traz a temática dos ciclos. Para o rapper, os recomeços são fundamentais, visto que tudo tem início e fim, e em meio a tanto caos, perceber as belezas do mundo pode ser essencial no processo de reconstrução…
Ouça “Chuva” nas plataformas digitais: https://fanlink.to/
Planos futuros:
Em novembro de 2019, ao lado do produtor Luciano Matuck e dos músicos Lucas Consentins e Gabriel Soares, foi iniciada a gravação do meu novo álbum. Com a chegada da pandemia, nossos encontros passaram a ser de forma virtual. Chegamos a conclusão de que não era o melhor momento para a produção de um álbum, e decidimos lançar os conteúdos já produzidos em forma de singles. Será lançado um single por mês até dezembro. Iniciamos em agosto. “Chuva” é o segundo single dessa leva de lançamentos, e o resultado está incrível, assim como o retorno do público nas plataformas. O lançamento de outubro chegará no dia 23. Siga Mano Rick e acompanhe as novidades.
Links:
Facebook: https://www.facebook.com/
Instagram: https://www.instagram.com/
Twitter: https://twitter.com/
Spotify: https://open.spotify.
Youtube: https://www.youtube.com/