Premiê chinês destaca formulação de plano quinquenal para aprofundar reforma e abertura
Na semana que passou a agência oficial chinesa, Xinhua, informou que o primeiro ministro Li Keqiang, enfatizou na adoção de uma abordagem prática na formulação do 14º Plano Quinquenal (2021-2025) para o Desenvolvimento Econômico e Social Nacional que leve em conta a situação atual e de longo prazo e promova o aprofundamento da reforma e abertura.
Li, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), fez as observações na quarta-feira em uma reunião do grupo de liderança do Conselho de Estado sobre a formulação do plano de cinco anos.
O vice-primeiro-ministro Han Zheng, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do CPC, participou da reunião.
Li pediu esforços para formular um plano que possa passar pelo teste da prática e da história.
Observando que o projeto de plano deve ser formulado com base na consideração minuciosa do desenvolvimento nos próximos cinco anos e se misturar com os objetivos de longo alcance até o ano de 2035, Li disse que deve conter planos e arranjos gerais para os próximos dois anos, quando a China se moverá para restaurar o crescimento econômico normal para estabelecer uma base sólida para o desenvolvimento futuro.
Li também ressaltou a definição adequada de metas de desenvolvimento para o período do plano, que precisam ser encorajadoras e deixar alguma margem de manobra ao mesmo tempo.
O premiê disse que o projeto de plano deve apresentar mais medidas para avançar a abertura institucional, melhorar o ambiente para o comércio exterior e investimentos e melhorar o intercâmbio e a cooperação internacionais.