Ouvindo a cantora brasileira Xênia França, a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie enviou uma mensagem de apoio ao Brasil, que até este sábado (23) soma 22013 mortes pela Covid-19 e 347 mil casos. “Pensando no Brasil, um país próximo ao meu coração. E ouvindo essa linda voz brasileira Xênia França.”
Ela criticou os presidentes Jair Boslonaro e Donald Trump na gestão do coronavírus. “O Brasil agora tem o segundo maior número de casos de Covid-19, atrás dos Estados Unidos. Ambos os países têm ‘líderes’ populistas cheios de uma fanfarronice vazia que seria engraçada se não tivesse consequências de vida ou morte para muitos”, afirmou. “Sua irresponsabilidade custa vidas. Seus egos frágeis e quebradiços custam vidas. A verdadeira liderança é importante. Amor ao povo do Brasil.”
A escritora nasceu na Nigéria e aos 19 anos anos se mudou para os Estados Unidos, para estudar comunicação e ciências políticas, na Universidade Drexel, na Filadélfia. Traduzida para mais de 30 idiomas, a feminista é autora de Hibisco Roxo, Americanah e Para Educar Crianças Feministas.