Vamos fechando por aqui nossa narração do dia eleitoral no Chile. Bachelet e Matthei estão no 2o. Turno.
Agradecemos sua companhia. Bom descanso e boa semana!
Atualização: 21:35 de Brasília
SE CONSOLIDA 2o. TURNO. Com 69,51%, dos votos contados Bachelet (46,69) e Matthei (25,24) se afirmam para 19 de dezembro.
Líderes das manifestações de 2011, Karol Cariola e Camila Vallejo se elegem com uma votação extraordinária pelo PC chileno.
—————————–
Atualização: 21:10 de Brasília
Com 55% dos votos contados, se consolida tendência ao 2o. Turno entre Bachelet (46,63%) e Matthei 25,23%). Ominami está em 3o. lugar. O 2o. Turno, se confirmado, acontecerá em 19 de dezembro.
——————————
Atualização: 20:44 de Brasília
Tendência indica possível 2o. Turno – Com 34,40% dos votos escrutados continua a tendência a um 2o. TURNO eleitoral entre Bachelet (46%) e Matthei (26%).
—————————–
Atualização – 20:13 de Brasília
Com 6,50% das mesas escrutadas já se afirmam as 2 principais candidatas: Michelle Bachelet e Evelyn Matthei na disputa pela presidência do país.
——————————
Atualização – 19:28 de Brasília
Começou a contagem de votos por conta dos mesários. O sistema é de papeletas com eleições para 3 cargos além da presidência.
——————————
Atualização – 19:02 de Brasília
Termina votação. Se esperam em algo mais de uma hora os primeiros reportes dos resultados. Ministro coordenador da eleição anunciou que não falará hoje.
——————————–
Atualização – 18:02 de Brasília
Quando falta uma hora para o fim da votação, Javiera Blanco, do Comando de Campanha de Bachelet, descartou o desalojo forçado dos 30 estudantes que ocuparam local com protesto contra candidata. A porta-voz assegurou que não será chamada a força pública.
—————————-
Enquanto a eleição entra na reta final, desfrute de um documento musical extraordinário, Intillimani, Quilapayún e Illapua cantando: O Povo Unido Jamais Será Vencido! Uma beleza de arrepiar.
http://www.youtube.com/watch?v=rKOyYnb_fio
Atualização – 16:09 de Brasília
Estudantes secundaristas invadiram, esta tarde, o comando de campanha de Michele Bachelet e colocaram cartazes contra provável eleita.
Os estudantes protestam pelas ações de Michele Bachelet em relação com a educação quando exerceu a presidência da república pela Concertação.
Os manifestantes protestaram pela conduta que a candidata teve em relação com a educação, quando era presidenta da república.
——————————-
Atualização – 15:00 de Brasília
Chilenos que moram ou se encontram no exterior, por qualquer motivo, não têm direito a votar. Resíduo da ditadura.
Muitos chilenos que moram no exterior têm realizado votações simbólicas nas suas comunidades como forma de protesto.
Este é um dos pontos que deverão mudar com uma nova constituição.
——————————
Atualização – 14:08 de Brasília
Quando só falta um candidato presidencial para exercer o voto (Sfeir), imprensa europeia augura vitória de Bachelet.
El País da Espanha publicou que esta eleição é “a mais previsível dos últimos anos pelo quase seguro triunfo da ex-presidenta socialista Michelle Bachellet”.
——————————
Atualização – 13:14 de Brasília
Líderes das históricas mobilizações de 2011, Karol Cariola (26) e Camila Vallejo (25) são fortes candidatas ao Congresso pelo Partido Comunista de Chile.
——————————
Atualização – 12:32 de Brasília
Nacionalização do cobre, Assembleia Constituinte, Legalização do Aborto e Educação Gratuita são temas que incidem no voto.
————————
Atualização – 12:00 de Brasília
Vota neste momento o candidato presidencial progressista, Marco Antonio Enríquez-Ominami, filho de vítimas da ditadura e deputado.
———————–
Atualização – 11:42 de Brasília
6 dos 9 candidatos presidenciais já votaram. O voto não é obrigatório por uma lei aprovada pelo bipartidismo chileno.
————————
Atualização – 11:20 de Brasília
Por primeira vez na história, os chilenos escolhem junto: presidente/a, senadores, deputados e conselheiros regionais.
———————–
Atualização – 11:00 de Brasília
Partido Comunista, que leva à líder estudantil, Camila Vallejo como candidata a deputada, aspira duplicar cadeiras no Congresso.
———————–
Atualização – 10:49 de Brasília
Presidente Sebastián Piñera e a principal candidata da direita, Evelyn Matthei, já exercam o voto em ambiente tranquilo.
————————
Atualização – 10:33 de Brasília
Neste momento está votando a candidata de Nova Maioria, que reúne, entre outros, a social-democratas e comunistas, Michelle Bachelet que é favorita para obter a vitória,.
————————
Atualização – 10:20 de Brasília
Com denúncias de Nova Maioria por irregularidades nas regiões rurais, todas as mesas de votação estão habilitadas. As denúncias relatam o translado de pessoas para votar nas áreas rurais por parte dos apoiadores da candidatura apoiada pelo atual governo de Sebastián Piñera.
————————-
Desacato.info atualizará em português, através desta página e das redes: @desacatobrasil e www.facebook.com/Portal.Desacato durante todo o dia, atualizando periodicamente as notícias mais relevantes da eleição no país irmão.
A democracia se afirma na Nossa América.
Imagem tomada de http://storify.com/emol/