Pascua Lama, situada em plena cordilheira dos Andes em uma zona sensível, sob o ponto de vista ambiental, tem reservas comprovadas de 18 milhões de onças de ouro e uma reserva de prata de 674 milhões de onças
Toronto – A empresa mineradora canadense Barrick Gold anunciou que suspenderá “as atividades de construção do projeto de construção do projeto Pascua Lama”, situado na fronteira entre Chile e Argentina, para reduzir seus custos de capital em 2014.
O anúncio foi feito pelo presidente da Barrick Gold, Jamie Sokalsky, o principal produtor de outro do mundo, ao apresentar os resultados financeiros do terceiro trimestre do ano.
Sokalsky indicou em um comunicado que “determinamos que a medida prudente nesse momento é suspender o projeto”.
“Obviamente, manteremos a opção de reiniciar a construção e determinar o projeto quando melhorem os desafios atuais”, disse Sokalsky.
Acrescentou que “como resultado de nossa prévia decisão de desacelerar e reprogramar a construção, o que produziu uma significante desmobilização nos últimos meses, estamos em uma posição muito melhor para implementar rápida e efetivamente essa suspensão temporária”.
Barrick Gold investiu US$ 8,6 bilhões no projeto.
Pascua Lama, situada em plena cordilheira dos Andes em uma zona sensível, sob o ponto de vista ambiental, tem reservas comprovadas de 18 milhões de onças de ouro e uma reserva de prata de 674 milhões de onças.
Barrick Gold tem tido problemas com o projeto, incluindo decisões judiciais no Chile que suspenderam os trabalhos de construção para que se cumprissem as leis ambientais do país.
A mineradora canadense estimou que a suspensão do projeto vai lhe permitir reduzir em US$ 1 bilhão os custos de capital em 2014.