O cantor e compositor Chico Buarque acionou a Justiça contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pedindo indenização de R$ 48 mil por danos morais à sua honra e imagem.
A ação está ligada ao uso indevido de imagens do disco “Chico Buarque de Hollanda”, de 1966, em uma montagem que foi publicada pelo parlamentar em seu Instagram. Com informações da coluna de Ancelmo Gois, no Globo.
A capa do disco de Chico é usada como “meme” para identificar uma pessoa “feliz” e uma pessoa “série”. Na montagem postada por Flávio, o filho de Jair Bolsonaro ataca quem vota Lula e sugere o apoio de Chico a um suposto “roubo dos pobres”. O caso está no 6º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital Lagoa.
“Trata-se, inegavelmente, de uso não autorizado e indevido de imagem, em contexto que achaca sua honra e mancha sua reputação, além de confundir os eleitores, ao ligá-lo à imagem de candidato no qual não apenas não apoia, mas detém forte rejeição – pela defesa aberta que faz ao regime ditatorial, à tortura, à morte de opositores políticos, entre outros pontos”, cita o advogado de Chico, João Tancredo.