Centros acadêmicos da UFSC se posicionam por implementação do ensino remoto

    Imagem: Reprodução/UFSC à Esquerda.

    Por Morgana Martins, UàE.

    Na terça-feira (16) desta semana, Conselho de Entidades de Base (CEB), formado pelos Centros Acadêmicos se reuniu para discutir “a retomada das atividades pedagógicas na UFSC”. O CEB é uma das instâncias organizativas superiores do movimento estudantil, acima da direção do Diretório Central dos Estudantes e inferior a Assembleia Geral dos estudantes.

    Na convocatória, o DCE escreve que “A administração central vem apresentando sua proposta de retomada das atividades (…) Avaliamos que é essencial que ofereçamos uma contraproposta que melhor contemple as necessidades das e dos estudantes”. Estiveram presentes  34 Centros Acadêmicos (CA), número ainda baixo tendo em vista que a UFSC possui mais de 100 cursos.

    As falas dos representantes tocaram em diferentes aspectos; alguns questionavam o porquê teríamos que implementar ensino remoto, apontando que o curso como um todo era contrário a esta forma de ensino e que daria abertura para a implementação do EaD posteriormente; já outros apontavam a necessidade de garantir o ensino remoto com qualidade e acessível. 

    O CEB decidiu consensualmente pelas seguintes propostas: que os CAs ali presentes eram contrários ao ensino a distância; que qualquer retomada de ensino deve ser excepcional; e que todas as condições mínimas de acesso devem ser garantidas, ampliando apoio de inclusão digital com base em levantamentos reais e com equipamentos/dinheiro para suprir isso.

    Em relação ao tipo de atividade a ser retomada; foram feitas duas propostas: que retornasse o semestre letivo remoto, atividades curriculares remotas; ou que retornassem apenas atividades complementares, sem a parte curricular.

    A primeira proposta, que se retornasse o semestre letivo remoto foi aprovada, com os votos dos CAs de Farmácia, Relações Internacionais, Ciências da Computação, Psicologia, Medicina, Administração, Engenharia Química e de Alimentos, Engenharia de Produção, História, Engenharia Sanitária e Ambiental, Direito, Geografia, Engenharia Mecânica, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Engenharia Elétrica e Eletrônica.

    Os CAs dos cursos de Jornalismo, Química, Design, Medicina do campus de Araranguá, Nutrição, Serviço Social, Matemática, Física e Pedagogia votaram para que o ensino remoto voltasse para substituir apenas atividades complementares. Se abstiveram da votação os CAs de Biologia, Letras, Ciências Sociais, Oceanografia e Biblioteconomia.

    Logo, a decisão tomada pelos estudantes não oferece nenhuma alternativa às propostas feita pela reitoria, permanecendo no campo do que diz respeito somente à volta ou não das atividades por ensino remoto.

     

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here


    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.