Centro de Documentação Dom Hélder Câmara é depredado

Foto: reprodução

Com sede em Recife (PE), o Centro de Documentação Dom Hélder Câmara (CEDOHC), que integra o Instituto Dom Hélder Câmara (IDHeC), foi invadido e depredado na noite de 2 de janeiro, conforme nota publicada no blog da instituição. Os invasores destruíram as instalações elétricas com o intuito de arrancar os fios de cobre, levaram computadores e deixaram um rastro de destruição. O Centro de Documentação e Memória (CEDEM), da Unesp, lamenta o episódio e repudia a ação de vandalismo. O CEDEM considera a ação um atentado à memória do religioso.

Dom Hélder Câmara (1909-1999) nasceu em Fortaleza (CE). Arcebispo emérito de Olinda e Recife, tornou-se conhecido internacionalmente pela defesa dos direitos humanos. Em razão disso, recebeu diversos prêmios, entre eles, o Prêmio Martin Luther King, nos Estados Unidos e o Prêmio Popular da Paz, na Noruega.

Leia mais: Comunidade indígena é atacada por seguranças particulares no Mato Grosso do Sul

O CEDOHC é uma organização não governamental, criada salvaguardar o acervo deixado por Dom Hélder em testamento para o IDHeC. O acervo é composto pela produção intelectual e espiritual do religioso. O CEDOHC tem sob sua guarda os livros de sua autoria e suas respectivas traduções; as meditações (poesias e/ou pequenos textos de cunho espiritual); as transcrições; os manuscritos e alguns áudios dos programas de rádio “Um Olhar sobre a Cidade”; os discursos e o conjunto de manuscritos das circulares, que vão desde o início do Concílio Vaticano II, em 1962, até os anos 80.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.