A parceria entre CCJF e Yoga de Rua segue firme em 2024 já com os eventos mensais planejados para os três primeiros meses do ano, um deles produzido junto com a Mostra Geração do Festival do Rio;
Foram mais de 330 participações no período; os participantes puderam conhecer exposições, espaços históricos do CCJF e assistir filmes escolhidos por eles entre as opções disponíveis.
Em dezembro de 2023, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) e o projeto Yoga de Rua (YdR), movimento voluntário criado em 2015 que ministra aulas de meditação para pessoas em situação de rua na cidade do Rio de Janeiro, celebra o primeiro ano de parceria. A ideia, em paralelo ao projeto principal, era unir iniciativa social com arte e cultura. Entre as atividades contínuas, sessões mensais de cinema e debates seguidos de lanche no CCJF. A iniciativa deu certo. Até hoje, foram cerca de 330 participações ao longo dos últimos 12 meses (com a possibilidade da mesma pessoa ter sido impactada mais de uma vez). A última ação deste ano foi a exibição do filme O Show de Truman, no último dia 14, escolhido pelos adeptos do YdR, entre esse sucesso e Edward Mãos de Tesoura. A despedida do ano de 2023 teve direito a lanche especial na Sala de Cursos, do CCJF.
Para o início de 2024, os organizadores já planejam as primeiras atrações do ano, duas fechadas ao público do projeto e a terceira mista, ou seja, para eles e o público em geral. Em janeiro, junto com a Mostra Geração do Festival do Rio, será realizada uma projeção especial (ainda em processo de seleção), seguida de debate com a presença de um convidado relacionado ao filme que será exibido. Em fevereiro, a ideia é oferecer mais uma visita mediada às exposições, assim como à Sala de Sessões e à Biblioteca do CCJF. Já no dia 14 de março, inspirados no Mês da Mulher, os organizadores exibirão o filme Das Nuvens para Baixo, evento aberto ao público, com a presença da atriz e produtora do filme, Geandra Nobre, para bate papo sobre o tema da obra. Os demais eventos mensais da parceria serão acertados no decorrer do ano.
No início da parceria, em dezembro de 2022, foram organizadas visitas orientadas aos diversos espaços do CCJF, entre eles a Sala de Sessões, a Biblioteca e a Sala de Leitura, para que os participantes do projeto conhecessem o prédio histórico que passariam a frequentar regularmente. Além disso, eles puderam conferir as exposições em cartaz na época, Por Um Fio e Manifestação Contra a Viagem No Tempo, contextualizadas pela equipe do CCJF.
Logo após, puderam assistir a exibição de um dos capítulos de Plural, a Série, em que o fundador e os usuários do Yoga de Rua aparecem nas filmagens. Na ocasião, houve inclusive debate entre o diretor da série, Giuseppe Bizarri, o fundador do Yoga de Rua, André Andrade Pereira, o economista do IPEA e professor da FGV, Salvador Teixeira Werneck e a atriz da série, Zezeh Barbosa. As sessões de cinema exibidas mensalmente no CCJF são precedidas de um exercício básico de meditação e respiração aos participantes do projeto que também contribuem para a escolha do filme. Dentre os filmes já assistidos estão: Que Horas Ela Volta?; Eu, Tu, Eles; Forrest Gump; A Missão; Nise – o coração da loucura; Tempos Modernos; Gênio Indomável; Domésticas; Doméstica; e Francisco, entre a Flor e a Peste.
Outra ação de destaque da parceria em 2023, entre outras, foi a Campanha do Agasalho realizada pelo CCJF. As doações arrecadadas foram destinadas às pessoas em situação de rua do projeto YdR. Uma iniciativa semelhante acabou de ser realizada. Desta vez, o CCJF organizou a Campanha de Natal, em que as roupas, os produtos de higiene e os calçados arrecadados ainda serão doados ao grupo. Saiba mais aqui.
Sobre o Yoga de Rua:
O Yoga de Rua é um movimento voluntário que ministra aulas de yoga e meditação para pessoas em situação de rua desde 2015. O programa começou em 2005, servindo café da manhã a este grupo e progrediu para o coletivo de parceiros e atividades que oferecem hoje. Alguns deles são: ‘Projeto Voar’, que oferece café da manhã às segundas e quintas-feiras; às segundas também oferecem reiki; ‘Cozinha Solidária’, que fornece as refeições às segundas e quintas-feiras; ‘Servir’, que oferece café da manhã aos sábados; ‘Gastromotiva’ que oferece almoço às quintas-feiras; e ‘Caps’, que têm oferecido orientação e/ou atendimento de saúde a alguns participantes do projeto.
As aulas práticas são ministradas às segundas-feiras e aos sábados no Aterro do Flamengo, próximo ao Posto 2. Às quintas-feiras, elas ocorrem na Praça Paris, no bairro da Glória. Desde sua criação, o projeto conta com apoio financeiro apenas de pessoas físicas. Mais detalhes aqui.
Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)
Av. Rio Branco, 241, Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro.