Centro Acadêmico de Psicologia repudia discurso de ódio em São Miguel do Oeste

    Imagem: CAPSI SMO.

    O centro acadêmico de psicologia da UNOESC de São Miguel do Oeste, vem por meio desta nota repudiar a postagem feita pelo jornalista Roger Brunetto, em seu instagram pessoal, que foi também publicada na coluna do Jornal Imagem @jornal.oimagem, além de repudiar o Jornal por estar dando espaço para discursos de ódio. Na postagem em questão, Roger afirma, sem conhecimento das causas, e sem capacidade técnica de “opinião”, considerar que o ato de uma mulher ser agredida ou estuprada pelo mesmo homem mais de uma vez é uma “passividade patológica”, pois segundo ele, uma mulher de ação e que se ama poderia se defender e buscar auxílio policial.

    Imagem: CAPSI SMO.

    Tal afirmação, pautada num discurso de ódio e de cunho machista, culpabiliza todas as mulheres que são vítimas de violência. Além de desconsiderar todo o contexto social a qual as mulheres são submetidas, envolvendo o medo, a manipulação, e por muitas vezes, a irresponsabilidade e passividade da polícia e do sistema de justiça perante os agressores. No ano de 2019, foram 1.236 vítimas de feminicídio, já nos primeiros seis meses de 2020, foram mortas 648 mulheres, pelo seu gênero. Os dados fazem parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Já em Santa Catarina, foram 45 feminicídios em 2020.

    Imagem: CAPSI SMO.

    As duas últimas vítimas a entrar para a estatística foram assassinadas no Oeste catarinense. Além disso, em sua resposta as críticas, Roger usa termos como “caipiras, ralé e gente inculta”, insultando os moradores da região. O centro acadêmico de psicologia exige que Roger seja responsabilizado pela disseminação de tal conteúdo. Também apelamos para que o Jornal Imagem, se posicione a respeito da presente atitude. Além do mais, existem outros posicionamentos pautados no ódio, que foram feitos pelo mesmo autor, neste jornal. Tal como, a coluna feita sobre mulheres jovens na política. Também nos solidarizamos com todas as mulheres que são vítimas de violência e do sistema patriarcal que nos rodeia. Lutaremos por um mundo sem machismo, ódio e violência. Ninguém irá nos calar.

    2 COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.