Censura prévia vetará artistas e oficineiros em editais da Caixa Cultural

As novas regras implementadas para financiamento e exposição em locais patrocinados pela Caixa Cultural prometem censurar artistas a partir de seus posicionamentos políticos. É o que dizem diversas matérias publicadas na última sexta-feira (04/10), quando as regras da Caixa foram anunciadas.

Imagem: Reprodução

A Instituição, de caráter público, reverte parte de seu lucro para o financiamento de ações de cultura, que, segundo Jair Bolsonaro, serão melhor aplicadas para “preservar valores cristãos”, negando que a alteração tenha intenção de censura. A Instituição já foi processada pelo Ministério Público nesse mês por cancelar a peça “Abrazo”, em Pernambuco.

Sempre restam dúvidas se o que falta ao presidente é inteligência ou vergonha na cara. Obviamente, como qualquer dicionário definiria (mas pelo hábito contemporâneo, a busca google é suficiente), a censura é qualquer ato de restrição de circulação de informação, cultura ou publicação baseada em critérios morais ou políticos.

A censura à arte tem sido tema constante na atual conjuntura nacional, e isso não é a toa. Em todos os momentos de tensão social, mudança de tempos e polarização política, alguns artistas foram porta-vozes de anseios de massas e mensageiros de novos tempos. A arte também carrega em si – para o temor dos poderosos – a capacidade única de dizer o que sente, o que se vive, apontar inimigos, das formas mais sutis às mais radicais, provocando revolta através da sensibilidade, do riso e das lágrimas.

É por isso que para Crivella era importante conseguir censurar a HQ LGBT, para Bolsonaro, Damares Alves, João Dória, entre tantos reacionários, a censura aos artistas é tema de primeira ordem. O grave da atual medida é que vai para muito além de um gibi, instala pela primeira vez desde a ditadura um sistema de veto e censura que, ao se implementar, abre as portas para que instituições inteiras apliquem seus próprios regulamentos ostensivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.