Há um mês, quando o Texas anunciou a entrada na fase 3 da reabertura da sua economia – um passo antes de um regresso quase total à normalidade –, o governador Greg Abbott disse que a situação estava sob controlo.
“O povo do Texas continua a provar que podemos abrir o estado de uma forma segura e responsável, ao mesmo tempo que contemos a covid-19 e mantemos o nosso estado em segurança”, disse Abbott num comunicado emitido a 3 de Junho.
Desde então, o governador, do Partido Republicano, recuou duas vezes: a primeira na semana passada, ao anunciar a suspensão do plano de reabertura, e a segunda na quinta-feira, ao impor o uso de máscaras em público e ao autorizar os governos locais a proibirem ajuntamentos com mais de dez pessoas.
“Temos de nos voltar a concentrar no abrandamento da propagação, mas desta vez queremos fazê-lo sem encerrar o Texas outra vez”, disse Greg Abbott na quinta-feira.
O Texas é um dos oito estados norte-americanos que registaram novos recordes no número de casos positivos na quinta-feira, juntamente com Alasca, Arkansas, Califórnia, Florida, Georgia, Montana, Carolina do Sul e Tennessee.
De todos, é a Florida que lida com a situação mais preocupante, com mais de dez mil casos na quinta-feira – mais quatro mil do que um dia antes.
Desde o início da pandemia morreram mais de 130 mil pessoas nos Estados Unidos por covid-19. Segundo os números oficiais, foram registados mais de 2,7 milhões de casos e 844 mil pessoas que tiveram de ser internadas acabaram por recuperar.?
Fonte: Público.pt.