Ontem (24), a Itália confirmou para a imprensa local que quatro pessoas procedentes do Brasil foram contaminadas com o vírus zika em março de 2015, mas se recuperaram. Esse é o quarto país da Europa com quadros da doença. No Reino Unido, foram diagnosticadas três pessoas após voltarem de viagem pela Guiana, Colômbia e Suriname.
Na Espanha, duas mulheres que moram na Catalunha apresentaram o mesmo problema ao visitarem seus locais de origem, na América do Sul. Em Portugal, há quatro casos de zika em portugueses que estiveram no Brasil recentemente, confirmou a Direção-Geral da Saúde do país no dia 15 de janeiro.
Além da Europa, também há registro de casos nos Estados Unidos. Três pessoas em Nova York também foram infectadas em viagens ao exterior, segundo informaram as autoridades na sexta-feira (23). Até o momento, 12 quadros de zika foram confirmados nos EUA entre 2015 e 2016. A imprensa israelense também noticiou na semana passada o caso de uma criança de dois anos diagnosticada com zika depois de uma viagem à Colômbia.
Imagem: EBC
Fonte: Revista Forum