Casa Branca está desconcertada com a alegação de Netanyahu de que Biden está retendo armas

O primeiro-ministro israelense declarou que "é inconcebível" que nos últimos meses Washington estivesse "retendo armas e munições".

Karine Jean-Pierre, porta-voz da Casa Branca. Foto: Susan Walsh/AP

Os EUA ficaram perplexos com a acusação de Benjamin Netanyahu de que o Governo de Joe Biden está retendo armas destinadas a Israel. “Sinceramente, não sabemos do que ele está falando”, disse a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, em uma coletiva de imprensa na terça-feira.

Além de culpar Washington pela retenção de suprimentos de guerra, o primeiro-ministro israelense deu a entender, em um breve vídeo no mesmo dia, que o atraso nas remessas estava atrasando a ofensiva do país em Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

“É inconcebível que nos últimos meses o Governo [Biden] estivesse retendo armas e munições de Israel”, declarou Netanyahu, sem especificar a quais suprimentos específicos estava se referindo. “Dê-nos as ferramentas e terminaremos o trabalho muito mais rápido“, acrescentou.

Desde o início da guerra de Israel contra o Hamas, os EUA retiveram apenas uma remessa de armas, ao mesmo tempo em que forneceram bilhões de dólares em suprimentos de guerra. A remessa, que incluía 3.500 bombas para jatos de combate, foi suspensa diante da crescente preocupação com os planos de Israel para uma operação terrestre em Rafah.

A porta-voz da Casa Branca disse que, além de um carregamento pausado, “todo o resto está em andamento”. “Houve um carregamento específico de munições que foi suspenso, e vocês já nos ouviram falar sobre isso muitas vezes. Continuamos mantendo discussões construtivas com os israelenses para a entrega dessa remessa específica e não temos nenhuma atualização sobre isso. Não há outras pausas ou retenções“, disse ela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.