Carta da Brigada Gina Couto (Via Campesina) sobre as eleições em Florianópolis

    Foto: Facebook
    Nós, militantes do Levante Popular da Juventude, do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA)  e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), movimentos que compõem a Brigada Gina Couto da Via Campesina em Florianópolis, queremos aqui enfatizar nossa leitura da importância da
    unidade das forças progressistas no embate eleitoral que se avizinha. Reiteramos que devemos fortalecer uma unidade contra o avanço do fascismo e ter como referência a luta popular que há décadas vem sendo construída pelos movimentos populares na capital de Santa Catarina.
    Entendemos que mais do que uma tática eleitoral para 2020, a frente unida em torno do Movimento Floripa Pra Frente precisa de uma estratégia de longo prazo para que, além das urnas, consigamos enfrentar os setores burgueses, estimulando a organização e a mobilização da classe trabalhadora. É neste sentido que, reafirmando a importância de todas as forças unidas em torno desta construção, entendemos que uma candidatura popular para a Prefeitura de Florianópolis deve ser composta pelos dois partidos de esquerda com maior representação e base social. Partidos com os quais a Via Campesina, em nível nacional, está em conjunto empregando esforços nas lutas unificadas pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. Assim, manifestamos aos partidos que constroem o Movimento Floripa Pra Frente, e também ao conjunto das forças progressistas e movimentos populares, nosso apoio ao nome do companheiro vereador Lino Peres, pré-candidato pelo PT, como candidato a vice-prefeito nacomposição da chapa majoritária que disputará as eleições municipais de 2020, junto ao companheiro Elson Pereira (PSOL), já definido como cabeça de chapa.
    Nós, militantes da Via Campesina que estivemos presentes no lançamento da Frente na Assembleia Legislativa, em 2019, que vivemos e votamos na capital e que historicamente estamos no debate e construção de um projeto popular para Florianópolis, Santa Catarina e o Brasil, entendemos que o companheiro Lino Peres traz o acúmulo e a representação das forças dos movimentos populares e do povo organizado em luta para o centro do debate de qual cidade deveremos construir para garantir a dignidade do povo pobre de Florianópolis. Compreendemos que Lino Peres é quem mais diretamente representa a militância dos movimentos sociais e populares da capital catarinense. O pré-candidato Lino Peres é um lutador assíduo de diversas causas: do povo negro, das ocupações por moradia, da população em situação de rua, da educação, do transporte, do orçamento participativo, das comunidades e de tantas outras trincheiras que sempre contamos com a presença atuante e animada do companheiro Lino lado a lado na construção cotidiana da luta popular em Florianópolis.
    Nós, militantes da reforma agrária, do feminismo camponês popular, da soberania energética, da agroecologia como soberania alimentar para o campo e a cidade, dos direitos da juventude e de nosso povo,entendemos que uma candidatura construída para mudar o rumo desta cidade precisa de uma representação que carregue a bagagem dos lutadores e lutadoras populares de Florianópolis. Que consigamos construir uma firme resistência aqui e no país inteiro, uma frente de luta por uma Florianópolis e um Brasil Populares.
    Entendemos que com a candidatura composta por Elson Pereira e Lino Peres o Movimento Floripa Pra Frente constituirá uma chapa forte, com nomes capazes de estimular o povo de Florianópolis a enfrentar o desafio da eleição municipal e obter uma importante vitória que marcará um novo tempo para a cidade.
    POR UM PROJETO POPULAR PARA FLORIANÓPOLIS!
    Coordenação da Brigada Gina Couto da Via Campesina em Florianópolis
    Levante Popular da Juventude (Levante)
    Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)
    Movimento de Mulheres Camponesas (MMC)
    Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)
    Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
    Florianópolis, 14 de agosto de 2020.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.