Leia na íntegra:
Neste dia 4 de março de 2023 iniciamos o processo de retomada da terra para nosso povo, garantindo preservação da nossa cultura e para manter a floresta de pé, cultura dos povos indígenas de todo o país. A ocupação da terra da União localizada em Araquari revindica os direitos do nosso povo garantindo a dignidade e respeito à cultura dos povos originários.
Quando chegamos no sul do país em busca de melhores condições de vida, fomos ameaçados e nossas crianças foram maltradas pelo braço armado do Estado, expondo os reflexos do racismo e apagamento dos povos indígenas.
O objetivo desta retomada é voltar a viver da terra que é nossa por direito originário, afim de garantir a manutenção da nossa cultura fora dos centros urbanos. Deixamos tudo para trás para voltarmos para nossa raiz.
A retomada da terra para o povo Deni rompe as fronteiras geográficas criadas pelos não indígenas. Somos o povo indígena brasileiro. Neste momento de vulnerabilidade, pedimos o apoio de toda a comunidade, apoiadores da causa indígena, povos indígenas da mata atlântica, para construirmos juntos a nossa morada nesta retomada. Precisamos de apoio urgente com: madeira, caibro, água, gerador de energia elétrica, pregos, fio de luz, folha de telha.
Não existe humanidade sem povos indígenas, não existem povos indígenas sem terra.