Por Sebastião Costa.
Nada contra a competência dos senhores na categoria Golpe de Estado. Até porque, um olhar no retrovisor da nossa história e vai-se enxergar essa competência na inauguração da Velha República, quando remeteram definitivamente o imperador para trocar ideias com os franceses.
E foi também com muita competência que os senhores interromperam os longos anos de poder do gaúcho Getúlio Vargas.
E mais competência ainda quando mandaram outro gaúcho criar gado no Uruguai. Mas, perdão pela sinceridade, recentemente os senhores esqueceram alguns detalhes nessa empreitada de violentar a nossa democracia.
Esqueceram por exemplo, que os ianques enviaram até uma esquadra para garantir o Golpe de 64.
E cometeram a ingenuidade de esquecer as palavras chaves do experiente marechal Castelo Branco:
“AS VIVANDEIRAS ALVOROÇADAS VÊM AOS BIVAQUES BULIR COM OS GRANADEIROS” .
Nem as vivandeiras foram aos bivaques e muito menos os ‘granadeiros’ foram conversar com as ‘vivandeiras’.
E mais ingenuidade: Não perceberam que não havia um único pato gigantesco de cor amarela na frente da FIESP. E a Faria Lima que não foi consultada?
De quebra, a midiziaona corporativa que não simpatizava com o extremismo bolsonarista e os senhores, nem aí!
Onde já se viu querer golpear a democracia de nosso país sem o oba-oba da midiazona, sem a participação das ‘vivandeiras’ e sem a colaboração da Casa Grande?
Os senhores poderiam também ter ouvido com mais atenção o áudio do senador Jucá, uma espécie de pontapé inicial para interromper um mandato presidencial outorgado por 54 milhões de brasileiros:
“Tem que mudar o governo pra estancar essa sangria.”
“Conversei ontem com alguns ministros do Supremo.
Os caras dizem ‘ó, só tem condições de [inaudível] sem ela [Dilma].”
“Tem que ter impeachment. Não tem saída.”
Os senhores cometeram ainda o erro de não procurar saber o que os líderes governistas do PMDB e do PSDB ( oposição ) confabularam no dia 10 de março de 2016 na residência muito chique do tucano Tasso Jereissati. No outro dia o PMDB virou oposição e, conforme é do conhecimento geral da nação, poucas semanas depois dessa conversa, os 54 milhões de votos dos brasileiros foram triturados na Câmara Federal, conduzido por um imenso acordão, com ‘traição’ de muitos parlamentares e ministros que sustentavam o governo da presidenta. Numa demonstração pra lá de convincente de que as vivandeiras nem sempre precisam dos senhores para derrubar um presidente eleito pelo voto democrático do povo brasileiro.
Portanto senhores militares, antes de pensarem outra vez em golpear a nossa democracia, não custa nada fazer uma ligaçãozinha pra Casa Branca, dá uma conversada com a Faria Lima, acertar os detalhes com midiazona e claro, combinar tudo direitinho com as ‘VIVANDEIRAS ALVOROÇADAS’ do Congresso.
Sebastião Costa é médico.
A opinião do/a/s autor/a/s não necessariamente representa a opinião de Desacato.info.